segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atenção Nutrológica à Gestante - Parte 1

   A gravidez é uma etapa na vida de muitas mulheres em que um turbilhão de hormônios e uma sequencia de transformações corporais ocorrem. Em meio a isto tudo, a nutrição exerce o papel fundamental, pois fornecer os nutrientes necessários  para formar um novo ser e garantir a sua própria nutrição é um grande desafio.
   Algumas adaptações do organismo incluem aumento do trabalho cardíaco, acúmulo de água no corpo, modificações das funções respiratória e gastrointestinal. Estas adaptações podem alterar os níveis sanguíneos de alguns nutrientes.
   O dado de maior preocupação para as gestantes é o peso. A variação de ganho de peso depende do peso anterior à gravidez, conforme as orientaçôes:
IMC até 18,5 = baixo peso = variação de 12,5 a 18 kg
IMC de 18,6 a 24,9 = peso normal = variação de 11,5 a 16 kg
IMC de 25 a 29,9 = sobrepeso = variação de 7 a 11,5 kg
IMC > 30 = obesidade = variação de 6 kg

# Necessidades nutricionais na gestação:
   No primeiro trimestre o feto não exige uma oferta calórica adicional, sendo que a mãe deve manter a mesma ingesta calórica que está habituada e não ganhar peso neste período.
   Estudos mostram que no segundo e terceiro trimestres necessita-se um aumento de 350 a 500 Kcal/d para suprir as demandas metabólicas.
   Deve-se aumentar o consumo de leite e derivados, pois o cálcio e as proteínas são consumidas para a formação do bebê. De uma maneira geral, há uma diminuição de algumas vitaminas, embora o organismo necessite delas. Podemos citar como exemplo o ácido fólico, a vitamina A, o Ferro, o Zinco e o Cálcio. Por isso opta-se pela suplementação.

   Durante a gestação deve-se manter o acompanhamento médico e nutricional mensalmente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário