terça-feira, 21 de junho de 2011

OSTEOPOROSE

   A avaliação da Densidade Mineral Óssea (DMO - massa óssea) deve ser indicada para qualquer indivíduo que apresente algum risco para fraturas: mulheres > 65 anos; mulheres na pós-menopausa com < 65 anos e fatores de risco para osteoporose (citados no post anterior); homens > 70 anos; adultos com doenças associadas a perda de massa óssea.
   Após realizada a Densitometria óssea, o indivíduo é classificado como normal, portador de osteoporese (doença óssea estabelecida) ou osteopenia (em risco de osteoporose).
   Algumas recomendações são importantes para a manutenção de uma saúde óssea adequada:
- Realizar atividade física, especialmente as que exigem força e coordenação;
- Reduzir a ingestão de sódio;
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o fumo;
- Limitar o consumo de álcool

   Os nutrientes de maior importância para a saúde óssea são o Cálcio e a vitamina D. Outras vitaminas e minerais também são cruciais para os processos que ocorrem nos ossos.
                                        
# Cálcio: a deficiência crônica leva a redução de massa óssea e osteoporose. Estima-se que o nível mínimo da ingestão de Cálcio em adultos seja de aproximadamente 1000 mg/d. As recoemdações nutricionais para a prevenção da osteoporose defendem um consumo adequado principalmente de fontes lácteas. O Cálcio encontrado em alimentos não lácteos está em menor concentração, o que gera dificuldade em se atingir as necessidades diárias. Além disso, a absorção de cálcio é menor na presença de certos alimentos como feijão, espinafre, grãos, nozes e soja.
# Vitamina D: é importante por aumentar a absorção de cálcio no intestino e estimular o crescimento ósseo. A deficiência geralmente ocorre pela exposição solar insuficiente, já que é a pele que a produz pela incidência dos raios solares.

   O tratamento da osteoporese ou osteopenia dever ser realizado pelo médico, com prescrição de Cálcio, vitamina D e medicamentos da classe dos bifosfanados quando necessário. Em indivíduos jovens com baixa ingestão de cálcio, a suplementação deve ser considerada como prevenção da osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário