quarta-feira, 1 de junho de 2011

Série Exercício Físico e Esporte 2 - SUPLEMENTAÇÃO

   A indústria de suplementos é crescente, porém muitos dos suplemetos não apresentam evidências científicas consistentes que confirmem o real benefício de sua prescrição.  

 # MICRONUTRIENTES
   A grande maioria dos praticantes de atividades físicas regulares que seguem uma orientação nutricional balanceada não necessita de suplementação de polivitamínicos. Porém, indivíduos com restrição alimentar (perda de peso, vegetarianismo) podem apresentar algumas deficiências. A prescrição de suplementos deve ser feita por médico, pois doses excessivas podem predispor a toxicidades. O uso de suplementos vitamínicos em indivíduos saudáveis não é capaz de melhorar a capacidade aeróbica, a força muscular ou melhorar o desempenho atlético.

   # CAFEÍNA
   É uma substância estimulante, associada a aumento da atenção e da taxa metabólica. A população em geral consome de 100-300 mg de cafeína/d. O efeito é mais observado instantaneamente e a suplementação diária não parece estar relacionada c/ a melhora do desempenho, além de potencializar efeitos indesejáveis como taquicardia e insônia.

   #CREATINA
   É um dos suplementos capazes de melhorar o desempenho anaeróbico. A suplementação permite que o atleta realize de maneira mais eficaz exercícios de alta intensidade. A recomendação varia conforme o tempo necessário para se atingir os objetivos de ganho de massa magra.
   O efeito adverso mais frequente é o ganho de peso na forma de massa magra.
   Pessoas com problemas renais não devem ser suplementadas.

   # CARNITINA
   Alguns autores sugerem que a carnitina poderia postergar o apareciemnto de fadiga, mas estudos não comprovam melhora do desempenho de resistência ou redução de massa gorda.

   #LEUCINA
   Seu metabólito, o Beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB) facilitaria o aumento de massa magra, mas estudos recentes não mostram efeitos no desempenho aeróbico ou anaeróbico. Há ainda relatos de toxicidade cardíaca com o seu uso.

   A maioria daqueles que consomem suplementos geralmente desconhece o seu mecanismo de ação, bem como os riscos associados à suplementação excessiva. Assim, a suplementação deve ser feita de maneira cuidadosa e criteriosa, sendo a dieta balanceada de fundamental importância para o desempenho e manutenção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário