terça-feira, 24 de maio de 2011

Série Exercício Físico e Esporte - parte 1

   A prática da atividade física, quando bem orientada e feita rotineiramente é de fundamental importância para o bem-estar físico e mental, pois ajuda a promover a saúde, como também auxilia no tratamento não-medicamentoso de várias doenças.
   O exercício físico pode ser definido como a prática de uma atividade física programada. Já o esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
   A recomendação dietética para praticantes do exercício físico depende dos objetivos da pessoa (ganho de massa magra, perda de massa gorda, melhora do rendimento) e também do nível da intensidade e da finalidade.
   Já nos atletas as recomendações  variam não só com os objetivos, mas também com relação ao tipo de treinamento físico realizado.
   A adequação nutricional é fundamental, já que restrições dietéticas podem levar a desequilíbrios importantes, como perda de massa muscular, alterações hormonais, osteopenia, anemia, fadiga crônica.
   Os CARBOIDRATOS são importantíssimos, pois dão energia e mantém os níveis de glicose sanguínea durante o exercício. Também restauram e repõem o glicogênio muscular. Em atividades de longa duração se recomenda sua reposição para cada hora de exercício evitando-se a hipoglicemia e a fadiga.
   As PROTEÍNAS são necessárias ao se praticar exercícios intensos, sendo repostas pela dieta e não sendo necessário suplementação na maioria da população ativa.
   A recomendação de gorduras não difere da população em geral.
   No próximo post falarei sobre a suplementação no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário