segunda-feira, 16 de maio de 2011

NUTROLOGIA E ENVELHECIMENTO

   Em todo o mundo, a expectativa de vida vem aumentando nos últimos anos. Assim, o número de pessoas com mais de 60 anos, deverá ser, dentro dos próximos 25 anos, 14% da população brasileira.
   Com o envelhecimento, a prevalência de doenças crônicas degenerativas aumenta, assim como a desnutrição. Pode ocorrer anorexia (por perda do apetite, dificuldade de engolir), depressão, incapacidade física, perda de massa óssea e muscular, demência, entre outras complicações.
   A população idosa necessita que seu´plano alimentar seja feito respeitando as recomendações de ingestão alimentar específicas para sua faixa etária, considerando dois grupos: dos 51-70 anos e maiores de 70 anos. Esta divisão é necessária porque a população mais idosa tem maior risco de desnutrição.
   Dentre as  orientações nutricionais, estão o aumento da ingesta de água (12-16 copos/d), o consumo de cálcio, vitamina D, vitamina B12, vitamina K, vitamina E, alimentos ricos em potássio e fibras.
   O idoso deve ser estimulado a praticar exercícios, já que estes possibilitam reduzir ou retardar o aparecimento de doenças relacionadas ao envelhecimento.
   Esses cuidados básicos contribuem de maneira significativa para a melhora da qualidade de vida, bem como permite que o idoso continue independente por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário