domingo, 10 de agosto de 2014

Alimentos saudáveis engordam?!?

Por que os alimentos saudáveis também podem levar as pessoas a engordarem? Há um entendimento de que alimentos saudáveis são menos calóricos e não engordam mesmo se forem consumidos de forma desregrada?

   Devemos ter em mente que todo alimento - saudável ou não -  é composto por micronutrientes e macronutrientes. Se cada vez que formos nos alimentar pensarmos: "o que este alimento me oferece?” vamos conseguir ter escolhas melhores na nossa vida. 
   Os macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína) , em conjunto, formam as calorias do alimento. Para se ter uma idéia,  1 grama de carboidrato, independente do  alimento  tem em torno de 3,4 cal.
   Os micronutrientes não tem calorias, eles são as vitaminas e minerais dos alimentos.

   Alimentos saudáveis são todos aqueles que trazem benefícios para nosso organismo, seja melhorando os parâmetros de algumas doenças (como o carboidrato complexo diminuindo colesterol), seja prevenindo outras (como frutas e verduras na prevenção do câncer de intestino). Isso não quer dizer que sejam isentos de calorias ou não causem ganho de peso. Tudo que for consumido em excesso pode causar ganho ponderal, assim como tudo que for consumido com moderação pode contribuir para o emagrecimento!

Um problema pode ser a falta de conhecimento? As pessoas se esquecem que alimentos saudáveis também contêm calorias, gordura, carboidrato etc.?

Com certeza a maior dificuldade se encontra na falta de conhecimento da população e no marketing da indústria alimentícia, que é muito forte e por vezes, apela para comparações que traduzem felicidade, vida saudável e emagrecimento associado ao consumo de determinado alimento. Quanto mais informação a pessoa buscar, quanto mais curiosidade ela tiver sobre a composição daquele alimento que ela está comprando, mais fácil será para ela manter uma alimentação equilibrada e o peso mais estável e próximo da normalidade. 

Tomar suco verde, ser vegano, vegetariano, comer alimentos sem glúten e sem lactose não é sinônimo de emagrecimento? Muitas vezes, a pessoa pode engordar? Por quê?

   A pessoa ganha peso pela substituição errada dos alimentos, trocando a carne por carboidrato, diminuindo consumo de frutas/verduras.
   Importante salientar que retirar os alimentos por conta, por modismos, como o glúten e a lactose atualmente, pode acarretar outros problemas de saúde, como a falta de cálcio no organismo no caso de leite/derivados e o desenvolvimento de osteoporose precoce e fraturas patológicas. Para se retirar os alimentos é necessário fazer um diagnóstico de intolerância, e receber orientações de como substituir aqueles micronutrientes que farão falta no organismo. Da mesma forma o vegetariano/vegano, sem as devidas orientações além do ganho de peso, pode haver deficiência de ferro ou vitamina B12 – ambas podendo acarretar anemia e seus sintomas.

Os modismos, muitas vezes, podem levar as pessoas a comerem alimentos desnecessários?

  Todo alimento saudável traz um benefício ao organismo. Não diria "consumo desnecessário", pois o modismo do Goji Berry permitiu que as pessoas acrescentassem na sua alimentação uma fruta rica em flavonóides, proteínas e vitaminas, bem como a informação de que as outras frutas ‘berries” (amora, mirtilo, morango) também teriam um benefício semelhante ao goji. 
   O importante é variar a alimentação para se ter os benefícios: se um dia consumiu 1 col sopa de amaranto, no outro consome 1 col sopa de chia. Se pela manhã comeu 10 goji berries, de tarde consome 1 maçã.
    A maior preocupação é quando o modismo  retira alimentos essenciais, como leite e/ou derivados, podendo acarretar as doenças já citadas.

Qual é a maneira correta de se consumir alimentos saudáveis sem correr o risco de engordar? Qual é o segredo para o emagrecimento saudável?

Sabemos que não existem milagres, nenhuma fruta, óleo ou farinha sozinho será capaz de causar emagrecimento. Ele vêm da força de vontade e motivação de mudar e/ou melhorar certos hábitos errados, da prática de atividade física e do conhecimento sobre alimentação. Quanto mais informações a pessoa tiver, melhor ela vai saber escolher seus alimentos.
A melhor forma de consumir os alimentos saudáveis é lembrando da frase “coma de tudo sem comer tudo”, ou seja, de forma balanceada e moderada para as necessidades individuais de cada pessoa. O que fez bem para uma pessoa pode não ser o ideal para outra.


Entrevista cedida para Jornalista Aline Mendes - Blog Barra de Cereal. 
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário