segunda-feira, 17 de março de 2014

Saiba mais sobre a Diarréia....

   Nessa época do ano é muito comum episódios de diarréia. 
   A diarréia pode ser definida como um aumento no número de evacuações ou uma diminuição na consistência das fezes. Ela se caracteriza pela perda de água e outros componentes químicos (chamados eletrólitos, como sódio e potássio) que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
   Na maioria das vezes ela é causada por um agente infeccioso - vírus ou bactéria - que pode estar presente na água, em alimentos contaminados ou passar de pessoa a pessoa.
   Além do desconforto, a diarréia pode conter muco ou sangue, uma perda importante de água e eletrólitos, levando a quadros de desidratação.
   Durante um quadro de diarréia, procure:
1) Ingerir bastante líquido - água, água de côco, sucos naturais coados e soro de reidratação oral;
2) Evite: alimentos industrializados (enlatados, sucos artificiais,doces,salgadinhos); alimentos crus, alimentos gorduroso e frituras (maionese, linguiça, salsicha, queijos amarelos, leite ou iogurte, chocolate, sorvete e creme de leite);alimentos formadores de gases (refrigerantes, cerveja, rabanete, repolho); alimentos ricos em fibras insolúveis (cereais integrais, legumes e verduras cruas, frutas secas) ;
3) Dê preferência para alimentos cozidos; pão branco, arroz ou macarrão com molho caseiro, batata, mandioquinha,cenoura,abobrinha sem semente,caldo de feijão ou lentilha, carnes magras; leite de soja, queijo branco (minas ou ricota); frutas cruas ou cozidas sem casca;gelatina;amido de milho;aveia e tapioca; alimentos ricos em potássio (banana, batata e carnes brancas);
4) Não deixe de comer - faça pequenas refeições de 2/2h;
5) Na recuperação alimentos com probióticos e fibras solúveis contribuem para restabelecer o equilíbrio da flora intestinal. Quando não houver mais diarréia e o apetite voltar, aumente a quantidade de alimentos aos poucos e adicione gradualmente os alimentos evitados.

   E a prevenção?
1) Lave sempre as mãos após ir ao banheiro, antes de cozinhar, antes de comer e quando voltar da rua.
2) Lave bem as verduras,legumes e frutas: deixe de molho por 30 min em solução de 1l de água e 2 gotas de hipoclorito de sódio 2,5%, lave em seguida em água corrente.
3) Cozinhe bem os alimentos
4) Só tome água fervida, filtrada ou mineral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário