sábado, 5 de janeiro de 2013

Considerações de Viagem...

Pois....estive de férias, como vocês perceberam....fui visitar minha irmã em Lisboa, Portugal e aproveitamos para passar o Ano Novo em Barcelona, Espanha. Nesse período pude fazer umas observações interessantes, que gostaria de compartilhar aqui.
Fiquei impressionada: tanto em Lisboa quanto em Barcelona o número de obesos é muito pequeno! Praticamente não se vê pessoas obesas nas ruas...tanto que nas filas preferenciais (do supermercado, do metrô, no aeroporto) consta "gestantes, idosos e obesos"....isso é de se pensar...em muitas coisas....
Primeiramente, pude apreciar a VERDADEIRA DIETA MEDITERRÂNEA! Os pratos de restaurantes, na maioria das vezes, são porções individuais....tínhamos uma entrada de pães, queijos, azeitonas e azeite de oliva para colocar no pão...o prato é uma porção média de peixe acompanhado de salada e batatas...simples....em todos os restaurantes que fomos a porção é assim...e não existe Buffet Livre ou por peso! Entende-se por que existem poucos obesos....a dieta mediterrânea é baseada no consumo de carnes brancas, gorduras boas (azeite de oliva, castanhas), leite e derivados, frutas e vegetais....Lisboa tem boa comida e excelentes vinhos.....

                                          Nesse prato: Bacalhau recheado com molho de espinafre.

Barcelona é muito turística, maior que Lisboa, com pessoas de todo o mundo...vi muitos indianos, franceses e orientais ( japoneses ou chineses...) e quase nenhum obeso. A França fica a 130 km de Barcelona...entendo porque tem muito francês por lá. A comida principal é paella (arroz com frutos do mar, ou mista com carne) e sangria (vinho tinto com laranja)...mas não se come tão bem quanto Lisboa...tem mais frituras, poucas saladas e as frutas são caras....consome-se muito pão branco - pizzas, baguetes, croissants estão por todos os lados e esquinas - talvez por influência do país vizinho. O pão integral não é saboroso, na verdade, nem gosto tem....mas mesmo assim, não vi pessoas com sobrepeso - nenhum oriental, indiano ou francês com quilos a mais!

                          Neste aqui: Paella de mariscos (frutos do mar) com copo de Sangria

E o fato da fila preferencial? Claro, como são minorias, podem ter certos benefícios...o paciente obeso tem mais problemas de saúde, dores em articulações, falta de ar...nada mais justo do que ficar horas a menos em pé numa fila....mas imaginem isso aqui no Brasil ou nos EUA...a fila preferencial não teria nada de preferencial....interessante, não?
Pois no próximo post, falarei sobre como se alimentar nesses tipos de viagens...dúvida eterna do consultório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário