quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Por que precisamos das gorduras na nossa alimentação?

   Assim como os carboidratos, as gorduras fornecem energia para o corpo. Também participam do transporte de vitaminas (A, D, E e K), fazem parte dos hormônios e da estrutura das células. Por terem esta importância, devem ser ingeridas diariamente.
   No entanto, devemos estar atentos às quantidades e dar preferência às gorduras boas. Para uma alimentação saudável, além do valor calórico, também precisamos considerar a qualidade nutricional dos alimentos, como o tipo de gordura a ser consumido.
   Entenda os diferentes tipos:

  • SATURADAS: não é recomendado retirar completamente este tipo de gordura da alimentação, mas sim consumi-la com moderação, pois em excesso podem promover o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL). As principais fontes são: manteiga, carnes e seus derivados, leite e derivados integrais e óleo de côco;
  • MONOINSATURADAS: são aquelas que ajudam a controlar os níveis de colesterol. As principais fontes são: azeite de oliva, óleos vegetais (girassol, canola) azeitona, abacate e castanhas;
  • POLI-INSATURADAS: são essenciais ao organismo pois não são produzidas pelo corpo. Representadas pelos Ômegas - 3 e 6, ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). As principais fontes são: nozes, sementes de linhaça, óleos vegetais (canola, soja) e óleo de peixes (salmão, cavala, arenque)
  • TRANS (Também conhecida como GORDURA VEGETAL): obtida a partir da hidrogenização dos óleos vegetais (transformando o líquido em sólido), elas elevam o LDL (colesterol ruim) e são capazes de reduzir o HDL (colesterol bom). Frequentemente utilizadas em produtos industrializados como bolos, tortas, sorvetes, biscoitos. Seu consumo deve ser evitado conforme a Organização Mundial da Saúde (inclusive nos Estados Unidos ela é proibida), por isso a importância de sempre ler os rótulos dos alimentos - parte dos ingredientes!
  • TRIGLICERÍDEOS: são gorduras presentes no sangue. O excesso no consumo de alimentos ricos em carboidratos (massas, pães brancos, arroz branco, doces) causam ao seu aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário