sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NECESSIDADE, VONTADE, DESEJO...

   Força de vontade, poder interior, determinação, empenho - todas estas expressões designam uma função psicológica, um processo pelo qual a pessoa direciona, de forma consciente, uma ação. É algo mais que mera motivação. Querer emagrecer, economizar dinheiro, estudar mais e para de fumar são metas alcançáveis.
   Mas quando nos deparamos com as tentações do cotidiano, cria-se um problema. Pode ser evitar comer um brigadeiro ou não comprar aquele sapato novo na liquidação - é preciso força de vontade!
   Em nenhuma outra necessidade humana o autocontrole é tão testado quanto os cuidados com o peso. Uma pesquisa encomendada pela Nestlé, realizada com 800 mulheres, mostrou que 61% querem emagrecer, no entanto, quase metade delas admitiu não fazer absolutamente nada para alcançar tal objetivo.
   Alterar hábitos de vida requer muita dedicação e disposição. Algumas técnicas podem ajudar  a fortalecer sua força interior, fazendo com que a mudança seja menos penosa:

1) ESTABELEÇA UM DESAFIO POR VEZ: ao decidir mudar, não queira mudar tudo ao mesmo tempo agora! Pelo menos no início, não se proponha a nenhum outro grande objetivo, cada desafio ao seu tempo. Do contrário, é grande o risco de nenhuma das metas ser atingida, gerando apenas insatisfação e frustração.

2) COMEMORE AS PEQUENAS VITÓRIAS: comemore os gramas perdidos ao longo do processo, pois são uma injeção de ânimo. Crie o hábito de se pesar 1x/semana e anote as alterações.

3) PREVEJA RECAÍDAS: identifique as situações do cotidiano que podem leva-lo a pôr tudo a perder. Ao prever futuras recaídas você se fortalece para enfrenta-las quando aparecerem.

4)REGISTRE AS ESCAPADELAS: toda vez que cometer algum excesso alimentar, anote - quanto/quando e porque comeu além da conta???

5) TENHA CERTEZA DE QUE É PARA SEMPRE: emagreceu e chegou ao peso desejado? Você agora até pode se permitir algumas e pequenas extravagâncias, mas saiba que o controle alimentar e a prática regular de atividade física são para o resto da vida. Com o tempo, os novos hábitos de vida serão encarados com naturalidade.

Costumo usar uma frase no consultório " Querer emagrecer todos querem....o importante é DECIDIR emagrecer, e AGIR para emagrecer..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário