quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sal...sódio....excesso?!

   O sódio, que é o principal componente do sal de cozinha, tem sido usado além da conta na mesa dos brasileiros. Isso não se restringe aos abusos na hora de salgar as refeições....são os altos teores que se escondem entre centenas de alimentos.
   A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 2000 mg de sódio/dia, o que corresponde a 5g de sal de cozinha. O brasileiro consome, em média, 12g de sal/dia!
   O sódio tem por função conservar e dar textura aos alimentos, além de atuar no controle microbiano de queijos, embutidos e defumados, por isso é tão utilizado na indústria alimentícia.
   Mas seu consumo em demasia é um dos principais fatores por trás da pressão alta (que, se não tratada, leva ao infarto e derrame), além de colaborar para pedra nos rins e ganho de peso! Sim, pois gera retenção de líquido e inchaço.
   Para termos uma idéia, abaixo os 15 alimentos industrializados que mais possuem sódio (lembrando que 2000 mg/d é o recomendado):

   E como escolher os alimentos? Priorizando sempre que possível os alimentos naturais e caseiros: trocando o suco em pó pelo de frutas frescas; o bolo e a sopa de pacote por receitas caseiras, deixando de lado o tempero completo pronto e utilizando orégano, manjericão, curry...e, principalmente, lendo os rótulos!!!
   Nas colunas ao lado temos 2 links interessantes: da ANVISA ensinando a leitura dos rótulos e um vídeo da nutricionista Andréia Moura muito educativo. Aproveitem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário