segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ALIMENTAÇÃO DURANTE VIAGENS

    Como prometido,  escreverei sobre a  alimentamentação durante as viagens de férias.
   Acredito que durante um passeio, quando conhecemos lugares, hábitos, culturas diferentes, o objetivo não seja perder peso, mas sim mante-lo. É importante termos experiências gastronômicas, mas também é importante mantermos (ou tertarmos manter) hábitos saudáveis...para prevenir desconfortos como constipação, flatulência, dores abdominais, náuseas, alterações de pele (acne) e ganho de peso excessivo.
   Começaremos pelo clássico café da manhã de hotel...não é porque tem tudo que você precisa comer tudo! Normalmente, quando estamos em férias, ficamos de 5-10 dias no hotel....então escolha um alimento diferente para cada dia! Por exemplo, no hotel em Barcelona tinha ótimos croissants e pães folhados, doces...poucas frutas e muita comida estranha para se tomar café - ovos com bacon, embutidos tipo salsichão; pepino e tomate, o suco natural que não era natural - tipo tang! Primeira regra: se você não está acostumado a comer ovos com bacon no café, então não coma! Pensemos não só na possibilidade de ganhar peso pelo alto teor de calorias e gorduras, mas também na possibilidade de passar mal....

   Inicie pelas frutas...elas são saudáveis, colaboram para o bom funcionamento do intestino, tem vitaminas e minerais exclusivos e dão saciedade! Continue com as fibras através dos cereais e leite/iogurte - também  vão dar saciedade e dificultar aquele pão extra....depois escolha qual tipo de pão irá se deliciar...o acompanhamento (manteiga, geléia, queijo) e  a bebida (café preto, chá).

Café da manhã reforçado para um dia de caminhadas e super saudável!
    Dica simples e barata: passe no primeiro mercadinho que encontrar e veja o que é possível comprar para carregar na bolsa! Sim, passear, caminhar gasta energia e logo você estará com fome....e quanto maior esta fome, mais chances de devorar o que encontrar pela frente...então ao primeiro sinal de fome, belisque algo saudável...eu achei esses sucos de 100 ml (dizia suco natural sem açúcar ou conservantes - achei a propaganda ótima - "vale uma pera"), a Belvita e esta outra marca....


 Outra dica excelente: visite o mercado da cidade! Em Lisboa não tive tempo e acho que nem reparei nele, mas o de Barcelona fica no meio das Ramblas, tem um "mini - pórtico" e muita variedade de frutas! Um lanche rápido, barato e saudável eram os sucos de frutas (2 euros) e as saladas de frutas (1,50) - uma selecta de frutas, na verdade....muitas frutas picadas e misturadas..





.

   
  Bom...e o almoço? E/ ou janta??? Permita-se!!!! Experimente os pratos regionais, atice o paladar para o exótico, saboreie....lembrando sempre da moderação! Controlando o café da manhã e os lanches, é possivel comer de tudo...sem comer tudo!
   E lembrem-se: mantenham a caminhada!!!! Boa viagem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário