quinta-feira, 5 de maio de 2011

Atenção Nutrológica à Gestante - Parte 2

# Questionamentos dietéticos na gestação:

1) Álcool: estudos mostram a relação entre o álcool e má-formação fetal. A Síndrome do alcoolismo fetal é caracterizada por falha no crescimento intra-útero e pós-nascimento; alterações oculares; anormalidades faciais e anomalias nas articulações. O uso de álcool também foi relacionado ao aumento de abortamento espontâneo, deslocamento prematuro da placenta e parto prematuro. Assim, o uso de álcool durante a gravidez deve ser evitado, pois não se sabe o limite de dose segura.
2) Adoçantes artificiais: alguns países proíbem os adoçantes sacarina e ciclamato por possível associação com tipos de câncer. Embora não pareça ocorrer passagem dos adoçantes pela barreira placentária, recomenda-se que se use apenas os adoçantes naturais, como stévia e sucralose.
3) Cafeína: seu uso não parece ter risco para mulher grávida.

# Complicações relacionadas à dieta:

1) Náuseas e vômitos: o mal-estar da manhã ou náusea é comum no primeiro trimestre. Uma orientação prática consiste em alimentar-se de pequenas quantidades mastigando bem os alimentos.
2) Azia: comum no último trimestre e ocorre pela pressão do útero no estômago. A orientação é fracionar as refeições, evitar alimentos picantes e frutas ácidas e não usar líquidos durante as refeições.
3) Constipação e hemorróidas:  frequentes no último trimestre. Manter uma dieta rica em fibras e aumentar a ingestão de água ajudam a previnir.
4) Edema: está presente nas extremidades (mãos e pés inchados) e não necessita de restrição de sal ou alteração da dieta, é considerado normal.

   Como dito anteriormente, o acompanhamento médico e nutricional é a melhor maneira de previnir complicações e tirar as dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário