quinta-feira, 9 de junho de 2011

Série Exercício Físico e Esporte 3 - HIDRATAÇÃO

   O organismo humano é composto por sais minerais, músculos, ossos, gordura e água. Embora não forneça nenhuma energia, a água é fundamental para manutenção da vida, sendo o principal componente do nosso organismo. Ela representa aproximadamente 60% do peso corporal do indivíduo.
   A maioria dos nutrientes essencias necessita de água para serem utilizados como combustível.
   Nosso organismo perde água através da urina, fezes, suor e respiração. A reposição é feita por meio de alimentos e ingestão de líquidos.
   O estado de hidratação é um fator determinante para a prática de atividades físicas. Desta forma, o conhecimento do estado de hidratação do indivíduo antes, durante e após o exercício torna-se importante para a sua prática constante. A variação do peso corporal  pode ser utilizada para a avaliação do estado de hidratação. A partir da diferença do peso corporal antes e após o exercício é possível calcular o percentual de perda de peso para classificar o estado de hidratação.
   Um dos efeitos mais comuns relacionados ao exercício são o estresse térmico (calor produzido pelo exercício) e a perda hídrica (suor excessivo), que elevam a frequencia cardíaca e dimunuem as funções cardivasculares do atleta. Se nenhum líquido for reposto durante o exercício ocorrerá desidratação, que pode levar a redução da capacidade do pensamento, da capacidade aeróbica e de resistência, além de distúrbios eletrolíticos (desregula o sódio e potássio do organismo). Em casos mais graves pode haver choque térmico, caracterizado por confusão mental, aumento da temperatura (em torno de 40 ° C) evoluindo para óbito.
   A reposição hídrica pode ser feita com água para atividades leves a moderadas ou isotônicos (que contém água, eletrólitos e carboidratos) quando a atividade é superior a 1h ou de alta intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário