quinta-feira, 13 de junho de 2013

Vitamina D - qual sua importância?

Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Endocrinologia revela que as mulheres do sul do país têm maior deficiência de vitamina D. Além da osteoporose, que é um problema decorrente dessa carência, alguns especialistas indicam outros problemas, que nos chamaram a atenção: doenças cardiovasculares, diabetes, câncer do intestino e desequilíbrio neuromuscular.
Com a sua colaboração, queremos abordar  a falta de vitamina D no organismo.

1 – Quais às reações do corpo à carência dessa vitamina e como ela atua no organismo?
A deficiência de vitamina D resulta em anormalidades do cálcio, fósforo e metabolismo ósseo. Ela diminui a absorção intestinal do cálcio e fósforo, aumentando os níveis de um hormônio chamado PTH, que libera o cálcio do osso para corrente sanguínea na tentativa de equilibrar o cálcio que não foi absorvido corretamente. Isso leva à uma diminuição da densidade mineral do osso e sua fraqueza, resultando em osteopenia, osteoporose e fraturas.
Nos idosos também é comum a fraqueza muscular ocasionada por esta deficiência, o que aumenta a chance de quedas e fraturas.

2 – Em quais alimentos encontramos esta vitamina? Além disso, como repor a carência no sul do país?
A maior fonte de vitamina D é a exposição solar sem protetor, pois o protetor solar bloqueia os raios UV, responsáveis por esta síntese na pele.  A pele negra e de idosos produzem  menos vit D que a pele branca e de adultos jovens.
Poucos alimentos contém naturalmente vitamina D, como o salmão, sardinha, cogumelos shitake, gema de ovo e óleo de fígado de bacalhau. Nos Estados Unidos, muitos alimentos são fortificados com vitamina D, como leites, iogurtes, manteigas, sucos de laranja, cereais e pães.
Para repor esta carência, precisamos avaliar não só  um exame isolado de vitamina D, mas também o hormônio PTH e a história clínica deste paciente. Dependendo do grau, podemos repor apenas com a exposição solar de pernas e braços por 10 min/dia antes das 10h ou após as 16h e/ou de forma medicamentosa através de suplementos.

3 – Que outros benefícios a vitamina D traz ao organismo? E em excesso, o que pode acarretar?
A  Vitamina D é um potente hormônio regulador do crescimento celular. Algumas evidências sugerem que ela ajuda a regular o crescimento celular e prevenir a progressão de alguns tipos de tumores como mama, intestino, pulmão e próstata.
Muitas linhas de pesquisa defendem o conceito de que a deficiência da Vitamina D pode estar envolvida no desenvolvimento e/ou progressão de várias doenças como o câncer, hipertensão, doença cardiovascular, doença neuromuscular, osteoartrite, diabetes e outras doenças autoimunes (Artrite Reumatóide, Doença Inflamatória Intestinal, Lupus Eritematoso Sistêmico). Apesar destas evidências, mais estudos em humanos são necessários.
A ingestão excessiva de vitamina D pode causar fraqueza, náuseas, perda de apetite, dor de cabeça, dores abdominais, câimbras e diarreia. Ainda mais grave, pode elevar a concentração de cálcio no sangue, com aumento da pressão, desenvolvimento de cálculos renais e calcificações de tecidos dos rins, coração, pulmões e vasos sanguíneos

Entrevista cediada hoje para:




Nenhum comentário:

Postar um comentário