domingo, 12 de maio de 2013

Tipos de Açúcar

Semana passada uma paciente enviou esta dúvida por email: "O açúcar light (com sacarose) é possível ser utilizado por diabético? " E a minha resposta foi "depende".
Então achei interessante dividir esta dúvida...que deve ser a mesma de várias pessoas...

Mas o que é açúcar?
O açúcar pode ser extraído da cana-de-açúcar ou da beterraba. O Brasil produz quase que exclusivamente da  cana. EUA e Europa da Beterraba.
O açúcar mascavo é o primeiro tipo de açúcar extraído do suco da cana (melado), e passa por um número menor de refino, portanto, mantém na sua composição os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) naturalmente presentes no vegetal.
O açúcar branco refinado é obtido do mascavo, que passa por purificações e cristalizações sucessivas, perdendo os micronutrientes da sua composição.
O açúcar demerara passa por secagem e um refinamento leve, com perda de água, razão pela qual o torna mais concentrado. Também mantém valores nutricionais semelhantes ao mascavo.

Importante: todos estes  tipos de açúcar possuem as mesmas calorias, o que os diferencia é o poder de adoçar e o valor nutricional quanto aos micronutrientes (ferro, cálcio, sais minerais como magnéio, fósforo e potássio)

Agora vem a parte mais complicada! O termo "açúcar" é genérico, na verdade ele abrange uma classe de vários "açúcares" chamada sacarídeos. Os sacarídeos são encontrados numa variedade de alimentos. Como exemplos temos:
1) Frutose = açúcar/ sacarídeo presente nas frutas
2)Lactose = açúcar / sacarídeo presente no leite e derivados
2) Glicose = mel, frutas e vegetais
3) SACAROSE = AÇÚCAR PROPRIAMENTE DITO, EXTRAÍDO DA CANA-DE-AÇÚCAR OU BETERRABA. Entenderam???

E a  diferença:? O AÇÚCAR LIGHT ou MAGRO é uma mistura de sacarose (açúcar comum de mesa) com algum adoçante (normalmente SUCRALOSE, adoçante natural também extraído da cana - mas que pode ser sacarina ou ciclamato) que tem menos calorias e um poder de adoçar maior (4x mais que o açúcar comum).

Respondendo a dúvida da paciente: O açúcar light não pode substituir o adoçante, mas o paciente diabético que tem seus níveis bem controlados, faz uso correto de medicação, atividade física e segue uma dieta balanceada pode, DE VEZ EM QUANDO, utilizar o açúcar light com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário