sábado, 4 de maio de 2013

 A Rede Meridional de Comunicação contou com a minha colaboração para uma entrevista publicada na edição do dia 3 de maio do caderno Espaço Saúde do jornal Gazeta Regional, de Camaquã e região centro sul do RS.
   Seguem abaixo as perguntas feitas pela Jornalista e Diretora Executiva Fabiane Mendonça Ferreira:
Gazeta Regional: Se alimentar com grandes quantidades de proteínas leva o indivíduo a perder peso mais rapidamente que da forma tradicional?Temos vários estudos comparando a composição dos tipos de dietas, a maioria deles nos mostra que nos primeiros meses uma dieta proteica colabora com perda de peso mais rápida e intensa, mas ao longo de 1-2 anos de acompanhamento a perda total de peso com dieta proteica, balanceada, com carboidratos ou gorduras é muito semelhante. Isso porque todas as dietas são hipocalóricas, independente da sua composição.
Gazeta Regional: Como ocorre a perda de peso com um cardápio rico em proteínas (como modifica o metabolismo, afeta a sensação de saciedade)?
Por ordem de saciedade temos em primeiro lugar as gorduras, depois as proteínas e por ultimo os carboidratos. A dieta proteica produz uma maior saciedade, além de estimular a queima de gordura do nosso organismo. Não fornecendo a energia (que vem do carboidrato), obrigamos o nosso organismo a produzir esta energia através da queima de gordura corporal.

Gazeta Regional: Quais os principais distúrbios metabólicos e riscos para a saúde associados a esse tipo de dieta?
Como todas as dietas, ela deve ser realizada com acompanhamento. Uma dieta muito restritiva pode levar a deficiências de vitaminas e minerais, com sintomas destas carências. Além disso, um excesso de proteína pode causar sobrecarga renal, principalmente em pessoas que já possuem doenças como Hipertensão e/ ou Diabetes. Se associada a um baixo valor calórico, pode causar lesão no fígado, perda de potássio na urina, sintomas como câimbras, irritabilidade e distúrbios cardíacos.

Gazeta Regional: Comer bastante carne, frango, peixe, ovos e leite traz benefícios ao corpo?
Sempre devemos pensar nos nutrientes que determinado alimento nos traz, e neste caso podemos falar do grande grupo das Proteínas e dos micronutrientes específicos destes alimentos.
As proteínas são parte fundamental na formação de novas células do corpo, nas cartilagens, na manutenção de tecidos como o muscular, no transporte de substâncias pela corrente sanguínea.Elas ajudam a prevenir a perda de massa muscular que ocorre com a idade, muito comum nos idosos
 A carne é fonte de ferro e vitamina B12, o ovo é fonte de colina, luteína e zinco, o peixe de água salgada é fonte de Omega 3, o leite de Cálcio, fósforo, magnésio, além de sua gordura  ajudar na absorção da vitamina D.
Concluindo, todos eles trazem benefícios à saúde e fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada.

Gazeta Regional: Quais são as suas orientações para pacientes que a procuram no consultório interessados em adotar esse tipo de dieta para perder peso?
Acredito que dietas restritivas devam ser utilizadas em casos específicos. Com frequência, no meu consultório, explico aos pacientes que a melhor dieta é a que mais se aproxime da sua realidade, que  adapte- se à sua rotina, sem causar fome ou desconforto. Pois o que todos buscam é melhorar a saúde e manter os benefícios de uma alimentação saudável, trabalhando isso a perda de peso vem de forma secundária e natural, independente da composição da dieta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário