terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Entrevista cedida a DNA - assessoria de imprensa da CliniOnco pelo dia Mundial da Alimentação hoje, 16/10.

1)       Quais as conseqüências de uma dieta hipercalórica, alto consumo de gorduras e de carboidratos?
   A dieta atual ocidental baseada nestes componentes acarreta principalmente o acúmulo de gordura corporal, consequentemente leva à obesidade, que se caracteriza como uma doença crônica que predispõe à outras doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, tipos de neoplasias, entre outras complicações.

2)       Fala-se muito no consumo de frutas e verduras pelo potencial antioxidante e “antiangiogênico”. Do ponto de vista da prevenção do câncer, o que não deve faltar no prato na sua avaliação?
   Estudos atuais mostram que uma dieta prudente colabora com a prevenção do câncer. Esta dieta é baseada principalmente no consumo de frutas e verduras (mínimo de 5 porções/dia), fibras, baixo consumo de gordura saturada e carboidrato simples (açúcar e farináceos), maior comsumo de oleaginosas (castanhas) e peixes.

3)       Que outras doenças podem ter seu desenvolvimento favorecido pelo desequilíbrio energético do organismo?
   Devemos lembrar das carências de micronutrientes, como vitaminas e minerais presentes nas frutas e verduras, ocasionando anemia, doenças neurológicas, alteração na imunidade. Também o aparecimento das doenças crônicas relacionadas ao consumo excessivo de sal (hipertensão), açúcar (diabetes), gorduras (dislipidemia) e suas consequências como Infarto, Isquemia cerebral e insuficiência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário