quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Promessas de Ano Novo

"A partir do início do próximo ano, do início mesmo, de primeiro de janeiro em diante, sairei do sedentarismo; praticarei atividade física com regularidade, como jamais fiz até então em minha vida.
Cuidarei melhor da minha alimentação. Comerei apenas comida com pouco sal, livre de gorduras prejudiciais ao organismo, repleta de fibras, vitaminas e sais minerais e de fácil digestão, enfim, mudarei meus hábitos para melhor..."
Quantas vezes prometemos isso? Por quantos anos estamos postergando estas mudanças?
O que mais tenho escutado, ultimamente, no consultório é: "agora com as férias ficará mais fácil entrar na linha...fazer a dieta...praticar atividade física..." e me pergunto: "depois das férias?" Férias  são por 10-15-30 dias no ano, e o resto?
Temos que nos conscientizar que a mudança deve ser perene, duradoura, para os 365 dias do ano, para todos os anos de nossas vidas...e isso implica em sacrifícios, em luta, em realmente querer e decidir mudar, porque as doenças (e sejam elas obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, desnutrição...) não escolhem qual época do ano e qual ano vão aparecer e mudar sua vida...elas simplesmente aparecem e aí, por obrigação, temos que mudar a vida....algo que poderia ter sido evitado se tivéssemos realizado nossa promessa de ano novo....
Um professor meu dizia: " quem não tem tempo agora para cuidar da sua saúde (praticar atividade física, ter bons hábitos alimentares) terá que arranjar tempo mais tarde para cuidar de suas doenças"
Neste final de ano, vale a pena refletir...e tomar uma atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário