quarta-feira, 7 de março de 2012

Adoçante - mocinho ou vilão?

   Os adoçantes, mundialmente difundidos e utilizados, desde sua origem trazem algumas controvérsias. Popularmente usados e associados à perda de peso, têm indicações específicas para o uso, além de contra-indicações também.
Podemos dividi-los em artificiais (obtidos de produtos naturais ou não, através de reações químicas apropriadas) ou naturais ( obtidos sem reações químicas, a partir de plantas ou de alimentos de origem animal). Entre os artificiais encontramos o ciclamato, a sacarina, o acelsufame-k e o aspartame. Nos naturais estão a sucralose e a stévia. Nenhum é melhor ou pior que outro, como já foi dito, eles possuem indicações e características diferentes.
   Atualmente a indústria alimentícia faz o chamado "blend" = mistura de adoçantes para dar um sabor mais palatável e tentar diminuir a ingestão total de cada tipo diferente de adoçante. Por exemplo, a coca-cola zero possui  ciclamato de sódio (27 mg), acesulfame de potásio (15 mg) e aspartame (12mg) por 100ml, enquanto a coca light plus  contém aspartame (24 mg) e acesulfame de potássio (13 mg) por 100 ml.
Algumas pessoas não devem usar determinados adoçantes, e por isso terão problemas com as bebidas oferecidas no mercado. Uma pessoa que tenha enxaqueca pode ter crises desencadeadas pelo aspartame. Gestantes não devem utilizar ciclamato e nem sacarina por não haver segurança definida quanto ao feto (dose de exposição e desenvolvimento de doenças).
   Para aumentar ainda mais o grau de discussão, recentemente alguns estudos relacionam ganho de peso com uso exessivo de adoçante, já que este não ativaria as papilas gustativas do doce, não levando a informação ao nosso cérebro, e sem a "recompensa" do doce haveria necessidade de busca-la, aumentando a fome e a ingesta de outros alimentos.
   Por tudo isso, o consumo de adoçantes deve ser orientado por médico e/ou nutricionista, assim como o açúcar. Pessoas que não possuem diabetes, intolerância à glicose ou obesidade podem usar o açúcar de forma controlada. As pessoas que tenham as patologias citadas, devem usar o adoçante, mas também de uma forma controlada - sem excessos - como tudo na vida, com moderação é melhor!

Um comentário: