segunda-feira, 19 de março de 2012

O Cálcio como prevenção das doenças!

   O Cálcio tem um papel fundamental no metabolismo e prevenção de doenças, como a Obesidade, Hipertensão, Osteoporose. A maior parte dos adultos acredita não precisar mais de leite e acaba diminuindo sua ingestão ao longo dos anos, favorecendo o aparecimento destas doenças;
   A dose recomendada de Cálcio para adultos é de 800 a 1000 mg/d. Considerando que um copo (200 ml) de leite tem em média 240 mg, se faz a orientação de 3 porções de leite e/ou derivados por dia.
   Mas as  pessoas que possuem intolerância ou alergia ao leite? E os vegans? Bom, podemos encontrar o Cálcio em fontes vegetais também, mas em menor quantidade. Além disto, alguns alimentos possuem os chamados "fitatos", substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes - por isso o cálcio vegetal é menos absorvido que o animal. Boas fontes vegetais de cálcio são os vegetais folhosos de cor verde-escura, tofu, leite de soja, tahini (sementes de gergelim moído), amêndoas, figos e algas, mas para se atingir a mesma quantidade de um copo de leite seria necesário 3 xícaras de rúcula crua/d ou 2 xícaras de couve cozida (235 mg). Alguns leites de soja, original ou saborizado, já vem enriquecido com Cálcio (240 mg/ 200 ml), sendo uma boa porção para o dia. Também  já possuímos iogurtes de soja fortificados com Cálcio, tudo isso devido às recentes pesquisas comprovando seus benefícios.
   Então, deseja prevenir doenças? Coloque mais cálcio na sua alimentação!

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário