segunda-feira, 21 de março de 2011

OBESIDADE

   Segundo o Consenso Latino- Americano, a Obesidade é uma doença crônica com característica de pandemia, que diminui a expectativa de vida da população de todas as idades. Trata-se de uma doença endócrino-metabólica, com forte base genética, que se manifesta quando se associa os fatores do meio ambiente, tais como alimentação hipercalórica e/ou hipergordurosa e sedentarismo.
   O diagnóstico da obesidade inclui o peso corporal, o IMC (índice de massa corporal) e a circunferência abdominal. Pode-se avaliar a quantidade de gordura corporal através da Bioimpedância elétrica, onde um aparelho transmite ao paciente uma corrente elétrica através de 2 ou 4 eletrodos colocados de um lado do corpo. Também pode-se verificar a porcentagem de gordura através das pregas cutâneas.
   O aumento do peso corporal aumenta os riscos de desenvolvimento de Hipertensão (HAS), doença cardíaca, dislipidemia, Diabetes tipo 2, apnéia do sono, osteoartrite, infertilidade e alguns tipos de câncer.
   O tratamento proposto é dieta hipocalórica combinados com 30 min de atividade física de intensidade moderada e medicamentos específicos se necessário. O tratamento é difícil e lento e a terapia comportamental (atendimento psicológico semanal, individual ou em grupo, por 6 meses ou mais) pode ser de grande ajuda.
   Após atingido o peso ideal, são necessárias medidas para evitar o ganho de peso durante a fase de manutenção, tais como: manter dieta hipocalórica, automonitoramento do peso e alimentação, atividade física regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário