quarta-feira, 2 de março de 2011

Dislipidemias - Alteração de Colesterol

   O termo DISLIPIDEMIA se refere a alteração do perfil lipídico, que inclui 4 tipos de "gorduras" (chamados lipídeos) : o Colesterol total, o Triglicerídeos, o HDL (bom colesterol) e o LDL (colesterol ruim).
Quanto mais alto o nível de LDL, maior o risco de doença cardíaca e cerebral (Infarto e isquemia) e quanto maior os níveis de HDL menor este risco. Isto porque o LDL se fixa nas paredes das artérias, formando placas de colesterol, podendo entupi-las e o HDL retira estas placas depositadas.
   Pacientes com altos níveis de triglicerídeos estão sob risco de pancreatite.
  Existem muitos fatores genéticos envolvidos, mas outras doenças ou fatores afetam o metabolismo dos lipídeos, entre eles: Obesidade, sedentarismo, diabetes, uso de bebidas alcóolicas, doença da tireóide, cirrose, uso de algumas medicações (corticóides).
   A maioria dos pacientes com alteração lipídica não apresenta sintomas, sendo diagnosticados através de exames de check-up.
   O tratamento inicial abrange dieta (que pode diminuir os níveis de colesterol em até 10%), atividade física (que aumenta HDL) e, caso as medidas anteriores não sejam efetivas, medicação específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário