terça-feira, 22 de abril de 2014

Goji Berry - a fruta da moda!

Entrevista para o Caderno Vida de Zero Hora dia 19/04/2014


1.    Quais são as propriedades nutricionais do goji berry e quais seus benefícios?
Seu alto valor nutricional provém dos seus componentes:  68% de carboidratos, 12% de proteína, 10% de fibra e 10% de gordura, além de uma alta proporção de antioxidantes.
Os polissacarídeos presentes na fruta auxiliam na manutenção da flora intestinal; ajudam a estabilizar os níveis de glicose, estimulam o sistema imunológico e contribuem para redução do risco de câncer de intestino.
A Zeaxantina, um antioxidante da família dos carotenoides, auxilia no sistema imunológico e manutenção da visão saudável, podendo prevenir complicações oculares como a catarata.
O Betacaroteno, também da família dos carotenoides é importante para síntese da vitamina A, essencial no crescimento humano, na visão, na estrutura celular, ossos, dentes e pele.

2.    Ela pode ser considerada um superalimento?
O conceito atual de superalimento é um alimento que possua uma alta proporção de benefícios à saúde quando comparado com outros. No caso das “Berries” (Ver ADENDO abaixo) – tanto as familiares/populares quanto as mais exóticas – seus “superpoderes” provém dos antioxidantes, que reduzem o risco de algumas doenças como as cardíacas e tipos de câncer. A antocianina, responsável pela cor avermelhada/arroxada/azulada das berries é que possui este potencial antioxidante.


3.   Em relação a vitamina C, o que é mais indicado: o consumo do goji berry ou suplementos alimentares?
Desde o ano passado temos estudos alertando sobre o risco do uso de polivitamínicos em pessoas jovens e saudáveis. Já temos correlação entre o uso de vitaminas em cápsulas e o aumento do número de certos tipos de câncer.
Os benefícios conhecidos até hoje vem do alimento. Nenhum estudo com suplementação conseguiu  comparar-se aos estudos realizados com frutas e/ou verduras. Portanto, sempre o mais indicado é consumir a fruta.

4.    Ela ajuda a emagrecer? É muito calórica?
Não existem, até o momento, estudos comprovando a eficácia da fruta na perda de peso.
Ela deve ser consumida como uma fonte nutritiva, pensando na qualidade da
alimentação. Consequentemente, quando melhoramos a qualidade da nossa alimentação
como um todo, o emagrecimento se torna uma consequência disto.
Para se ter uma ideia, ¼ de xícara da fruta desidratada possui 100 cal. Tudo que é consumido em excesso acarreta ganho ponderal. Tudo que consumimos com moderação pode auxiliar no emagrecimento.

5.    Para quem a fruta seria indicada? E quem deve evitá-la?
Diria que a fruta deve ser indicada para todos que desejam melhorar seus hábitos alimentares e a qualidade da alimentação, visando a prevenção de doenças no futuro.
Pessoas com história de alergias alimentares devem ter cuidado. Já existem casos na literatura de reações alérgicas graves (anafilaxia) ao Goji Berry.
Pessoas que necessitam utilizar anticoagulante devem ser alertadas a evitar a goji Berry.A fruta pode interagir com medicações anticoagulantes, causando sangramentos espontâneos.
Também temos relato de toxicidade hepática pelo uso abundante desta fruta.

6.    Ela pode ajudar no combate a alguma doença?

A grande maioria dos estudos com a Goji Berry são em animais. Alguns poucos em laboratório apenas com células e raríssimos em humanos. Estes estudos de animais e laboratório evidenciam redução dos níveis de glicose e lipídios, aumento da imunidade, proteção do DNA contra danos; inibição de crescimento tumoral.

A retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns da Diabetes e a maior causa de cegueira passível de prevenção do mundo.
Existem evidências recentes que a Goji Berry aumenta os níveis plasmáticos da zeaxantina, um agente antioxidante potente para visão, pois se deposita na região da mácula – uma área no centro da retina. Além disto, a fruta possui 18 tipos de aminoácidos, incluindo a taurina, que atualmente vem sendo estudada como uma agente terapêutico complementar na prevenção de complicações da Diabetes tipo 2.

7.    Como consumir a fruta (in natura, desidratada, em suplementos, em sucos, chás)? 
Qual a quantidade adequada?
A questão primordial é que não sabemos ainda qual a quantidade a ser recomendada para se atingir todos estes benefícios evidenciados em células de laboratório ou em animais. Mais estudos em humanos devem ser realizados para conseguirmos provar que a Goji Berry é realmente capaz de realizar tudo que imaginamos e qual a quantidade certa para tal efeito.
Até lá, devemos utiliza-la como as outras frutas , seja na forma desidratada (misturada na granola, receita de bolo, petisco), em sucos ou chás. Para se ter uma ideia, ¼ de xícara da fruta desidratada possui 4g de proteína;3g de fibra; 140% de vitamina A; 20% de vitamina C e 10% de ferro.


ADENDO: As chamadas “Berry Fruits – Frutas Berries ” , como um grande grupo, tem um impacto positivo e profundo na manutenção da saúde humana e prevenção de doenças. Podemos citar a framboesa (blackberry), amora (rapberry),mirtilo (blueberry), cranberry, morango (strawberry) e açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário