domingo, 4 de maio de 2014

Redução das horas de sono = Predisposição à Obesidade

   Sabe-se que os principais fatores relacionados à obesidade são os genéticos, a quantidade e qualidade da dieta e redução da atividade física. Contudo, outros fatores vêm sendo implicados no expressivo aumento das taxas globais desta doença. Nesse sentido, a redução das horas de sono tem apresentado importante correlação com a Obesidade.
   Desde a criação da iluminação artificial, as pessoas tem reduzido progressivamente as horas de sono devido a maiores oportunidades de trabalho e entretenimento à noite. E hoje, essa prática é culturalmente valorizada pela sociedade como sinônimo de eficiência e produtividade. No entanto, é durante o sono que ocorre a a secreção de alguns hormônios, a regulação da pressão arterial e de funções cognitivas.
   Diversos trabalhos mostram que a redução das horas de sono está relacionado ao aumento do peso corporal, fato que se observa inclusive em crianças. Acredita-se que o mecanismo responsável por isso seja um desequilíbrios nos hormônios que regulam a fome e a saciedade, chamados leptina (responsável pela sensação de saciedade e redução da ingesta alimentar - com diminuição dos seus níveis) e grelina (maior ingesta alimentar com o aumento dos seus níveis).
   Além disso, algumas pesquisas destacam que a redução do período de sono aumenta a resistência à insulina, levando ao aumento dos níveis de glicose (um estado chamado pré-diabetes) em indivíduos saudáveis. Fatores comportamentais também são observados, principalmente em trabalhadores noturnos que, durante o período de privação do sono, além de terem uma maior oportunidade para ingesta alimentar, tem preferência por alimentos mais calóricos. 
   Por isso, o recomendado é dormir de 6-8h para adultos e 8-10h para crianças e/ou adolescentes.             Mantenha seu sono em dia e previna a Obesidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário