sexta-feira, 22 de março de 2013

O CHOCOLATE E A PÁSCOA


   O chocolate tradicional é derivado dos grãos do CACAU, um fruto que possui uma das maiores concentração de flavonoides. Evidências dos últimos 10 anos mostram que o consumo de CACAU possui uma influência positiva nas doenças cardiovasculares, como a diminuição da Pressão Arterial e do risco de Acidente Vascular Cerebral (Isquemia ou Derrame). Além disto,  efeitos anti-inflamatórios, melhora do perfil lipídico (diminuição o colesterol ruim - LDL) , melhor controle do metabolismo da  glicose e ação anti-trombose também estão sendo estudados atualmente.
   Por estes benefícios recomenda-se um consumo moderado de chocolate amargo - com maior teor de cacau na sua composição (> 55%). Para evitar um consumo aumentado de gordura e açúcar, considera-se moderado o consumo de até 30g de chocolate amargo diariamente (em média 3 quadradinhos de uma barra comum). Além disto, a proteína do leite pode inibir a absorção de alguns flavonoides, por isso a preferência pelo chocolate amargo rico em cacau ao chocolate ao leite ou branco.
   Também é importante ficar atento aos rótulos, não só quanto às calorias do produto, mas na parte de ingredientes. O melhor chocolate é o que possui o cacau como ingrediente principal (vem em primeiro ou segundo lugar na descrição). Alguns chocolates possuem manteiga de cacau (é a gordura retirada da semente do cacau) e/ ou a gordura vegetal (gordura trans) na sua composição. Se possível, evite os que possuem gordura vegetal e diminua o consumo daqueles com manteiga de cacau (na maioria das vezes, o chocolate branco).
   Pessoas que possuam diabetes devem consumir chocolates sem açúcar, cuidando as mesmas recomendações acima. Normalmente os chocolates diets possuem um teor de gordura mais elevado.
   Lembrem-se: o problema não está no consumo do chocolate, mas sim no seu excesso e no que você deixou de consumir em prol dele. Mantenha seu hábito de 5-6 refeições por dia, 3-5 porções de frutas e verduras por dia, a prática de atividade física regular (uma caminhada de 30 min/d já é benéfica) e não pule refeições.
   Na Sexta-feira Santa, quando muitos mantém o costume de comer peixe, se possível, inclua aqueles de água salgada e fria (como Atum, Bacalhau, Sardinha, Truta, Arenque), ricos em ômega -3, um ácido graxo essencial que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de LDL e triglicerídeos e aumentando o colesterol bom (HDL).
   Com os devidos cuidados, o peixe da Sexta e o chocolate de Domingo trarão mais benefícios à sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário