domingo, 10 de março de 2013

COMO EMAGRECER DORMINDO OU COMENDO?

   Pois estes dias na minha página do facebook questionei sobre o que gostariam de sugerir para eu escrever, e veio: " Sugestão 1: como emagrecer dormindo; sugestão 2: como gastar calorias parado"
   E eu afirmo a vocês: é possível gastar calorias dormindo, parado e comendo!!!!!

   Todos nós possuímos uma TAXA METABÓLICA BASAL, que é a quantidade calórica (ou energética) que nosso organismo necessita em 24h para manter o funcionamento de todos os órgãos (coração batendo, pulmões filtrando o ar, rins filtrando o sangue e formando urina, neurônios cerebrais e medulares se conectando para o funcionamento cerebral, entre mil outras atividades corporais vitais...) quando estamos em repouso. Logo, sempre que estamos em repouso (inclusive dormindo) nosso organismo está gastando calorias para funcionar!
   Agora o mais interessante: quanto maior a massa muscular (massa magra), maior é o metabolismo basal! Logo, quem pratica atividade física gasta mais calorias ao ficar em repouso do que quem não pratica! A pessoa obesa gasta menos calorias em repouso do que a magra, pois o obeso tende a ter menor massa magra e maior gordura corporal...

   E o mais chocante, para alguns: gastamos calorias comendo!!! SIM!!! É o chamado EFEITO TÉRMICO DO ALIMENTO: uma pequena fração do gasto total de energia que contribui para o processo de digestão, absorção e metabolismo do alimento ingerindo. Podemos dizer que é o aumento do metabolismo basal estimulado pela ingestão do alimento. Agora vocês entendem porque sempre tem aquela pessoa magra, que "vive comendo" e não engorda?! Ou porque recomendamos que se faça uma refeição leve a cada 2-3 horas?!

   Vejam o quadro abaixo: 


   Então, concluímos que é possível gastar calorias em repouso, e que se fizermos uma atividade física gastaremos mais ainda tanto durante a atividade quanto no período de repouso (inclusive dormindo...)e que, ao ingerirmos lanches pouco calóricos a cada 2-3 h também gastaremos calorias para digestão, quem sabe mais até do que o próprio valor calórico do alimento....

3 comentários:

  1. Olá Doutora, se a minha namorada fazer as 6 refeições com alimentos saudáveis de 3 em 3 horas...
    É obrigatório ela acordar de manhã cedo tipo umas 8 da manhã para fazer a primeira refeição,ou ela pode acordar 10:00 da manhã e começar a primeira refeição dela?

    ResponderExcluir
  2. E se ela começar a refeição dela a partir das 11:00 da manhã com alimentos saudáveis, dividido em 6 refeições saudáveis, irá funcionar a dieta?

    ResponderExcluir
  3. Olá Breno.
    Ela pode iniciar as refeições no horário em que acordar....lembrando que nosso organismo libera determinados hormônios no período da manhã e outros à noite...por isso não é bom acordar muito tarde, tipo as 11h!!!
    Abraços

    ResponderExcluir