terça-feira, 22 de outubro de 2013

Promoção da saúde do coração através da alimentação e atividade física

 
Muitas pessoas desconhecem, mas a diminuição de futuros problemas cardíacos só depende da nossa força de vontade e motivação para modificar velhos hábitos. Existem 9 fatores de risco, que podemos prevenir em 90% dos Infartos: tabagismo, colesterol aumentado,diabetes, pressão alta, stress, obesidade abdominal, sedentarismo, baixa ingestão de frutas e vegetais e abstenção de álcool.

 Atualmente sabe-se que o consumo de frutas e verduras está associado a uma redução do risco de doenças do coração, sendo dose-dependente: para cada porção a mais de frutas e/ou vegetais por dia há uma diminuição de 4-7% do risco de doença cardiovascular. Isto ocorre, provavelmente, pelo número de compostos bioativos existentes, como fibras, folato, vitaminas antioxidantes, potássio, além das frutas e verduras serem importantes fontes de flavonoides.

Também nos dias de hoje recomenda-se aderir ao estilo de Dieta Mediterrânea, caracterizada por um consumo maior de azeite de oliva extra-virgem, frutas, vegetais, oleaginosas (castanhas e nozes) e cereais; um consumo moderado de peixes ou carne de porco e um baixo consumo de carne vermelha, carne processada e doces. Alguns estudos mostram redução do número de infartos em até 30% nos indivíduos que seguem estas mudanças do cardápio.

Nos Estados Unidos, sedentarismo e má-alimentação são responsáveis por 16% das causas de mortes. A recomendação para diminuir os percentuais de doenças e mortes é de que o indivíduo adulto deva praticar pelo menos 30 min de atividade física de intensidade moderada, cinco vezes ou mais por semana.

No Brasil, 70% da população é sedentária. Em Porto Alegre, 56% das mulheres e 37% dos homens tem esse perfil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a associação entre prática de atividade física regular e hábitos alimentares saudáveis é a forma mais indicada de prevenção de Doenças do Coração, Obesidade e Diabetes. Os benefícios da atividade física para saúde já estão bem estabelecidos: aumento do bom colesterol (HDL) e diminuição do triglicerídeos; melhora no metabolismo do açúcar sanguíneo (glicose), melhora da capacidade cardiopulmonar; manutenção da saúde global e do bem-estar.

Além disso, a atividade física parece reduzir o risco de doenças cardíacas independente das outras mudanças do estilo de vida.

Podemos realizar caminhadas, dança, andar de bicicleta, jogar futebol ou nadar. Não é preciso frequentar uma academia, o importante é escolher uma atividade física que lhe traga prazer e que você possa iniciar de forma gradual , por vezes acompanhado de um amigo ou familiar, para deixar o sedentarismo e as doenças bem longe de você!

 

ALIMENTOS AMIGOS DO CORAÇÃO:

ALIMENTO
É BOM PORQUE
OLEAGINOSAS (CASTANHAS, NOZES)
FONTE DE GORDURAS BOAS E MINERAIS COMO SELÊNIO
PEIXES DE ÁGUA SALGADA
RICOS EM ÔMEGA 3
FRUTAS FRESCAS
RICAS EM FIBRAS, POLIFENÓIS, VITAMINAS ANTIOXIDANTES
FRUTAS SECAS
RICAS EM POTÁSSIO
VERDURAS
FONTE DE FIBRAS, VITAMINAS ANTIOXIDANTES, POLIFENÓIS E MINERAIS
LEITE E/OU DERIVADOS
FONTE DE CÁLCIO
CEREAIS (QUINUA, GRANOLA, AVEIA, LINHAÇA)
FONTE DE FIBRAS , VITAMINAS E MINERAIS

 

(Revista Integrativa – CliniOnco – setembro 2013)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário