domingo, 3 de março de 2013

FONOAUDIOLOGIA : EMAGRECIMENTO E REJUVENESCIMENTO FACIAL

“... coma o que é duro, não o que é macio, procure fibras nos alimentos e na vida.”
 Helen Nearing – Simple food for the good life


Uma das áreas da Fonoaudiologia é chamada Motricidade Oral. E este nome é bem apropriado, pois estuda as funções de respirar, sugar, mastigar, deglutir e falar.

Dentro das pesquisas, o estudo da mastigação mostrou que este ato necessita ser extremamente bem avaliado e conscientizado, pois é desejável e imprescindível para a saúde. A mastigação eficiente ajuda na dieta, na manutenção do tônus facial e na qualidade de vida como um todo.

Podemos mastigar alimentos, ininterruptamente, por aproximadamente 15 minutos, antes de sobrecarregar os músculos da mastigação e da articulação (ATM). Portanto, chicletes não são boas opções.

Então, é importante valorizar o início desta atividade com alimentos funcionais, bem saudáveis, de preferência secos, duros e coloridos (se não houver indicação em contrário), que trabalham a musculatura da mastigação e promovem a sensação de saciedade.

Alimentos como as castanhas, a cenoura, o damasco, a maçã, entre outros,  tem propriedades impressionantes. Saciem a fome de forma eficiente, pois exigem uma mastigação mais demorada e intensa. Exercitam naturalmente os músculos faciais, fortalecendo-os e promovendo um aspecto rejuvenescido e vivaz ao rosto. Intensificam o trabalho da musculatura intra oral, garantindo equilíbrio das estruturas da boca.

Ainda, a maçã com casca tem efeito adstringente e anti-stress, ou seja, relaxa a musculatura da mandíbula e melhora a qualidade da voz.

Saiba que a mastigação correta é um exercício de beleza que a Natureza nos deu.

Portanto, aspecto saudável e dieta combinam muito bem. 

A Fonoaudiologia pode ajudar você.

Colaboração no blog:
Iara Pacheco Frainer
Fonoaudióloga -  CRFa6079


Nenhum comentário:

Postar um comentário