segunda-feira, 8 de abril de 2013

NUTRIÇÃO ENTERAL

   Poucas pessoas sabem o que é uma nutrição enteral, muitos ainda têm receio pelo desconhecimento. Por isso vou explicar um pouco deste tipo especial de nutroterapia que realizo, principalmente, nos pacientes internados.
   A Nutrição enteral  tem o objetivo de fornecer as necessidades calóricas e proteicas para recuperação do paciente. Geralmente ela é prescrita quando a pessoa não consegue ingerir o mínimo necessário pela via oral. Pode ser oferecida por umas das vias abaixo:


   A via mais utilizada é a nasoentérica, causando um certo desconforto na região da orofaringe e podendo precipitar tosse, irritação de garganta e predispor ao apareciemtno de sinusite quando utilizada por um longo período.
   Caso o paciente não tenha uma perspectiva de retirada da sonda nasoentérica em 1 mês (4-6 semanas), opta-se pela realização de gastrostomia, uma passagem realizada através de endoscopia, de maneira rápida e eficaz, com menor desconforto para o paciente e melhor facilidade de manutenção para quem vai administrar a dieta.
   A jejunostomia é realizada mais em grandes cirurgias do aparelho digestivo, quando o cirurgião percebe maior risco de complicações na fase de recuperação, ele já faz uma jejunostomia durante a cirurgia para garantir a alimentação imediata.
   Por todas as vias e sondas utilizamos dietas especializadas industrializadas, realizando o cálculo das necessidades de maneira individual e considerando as doenças pré-existentes dos pacientes. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul fornece algumas dietas especiais, mas a espera pode chegar a 3 meses.
   Devemos lembrar que a nutrição enteral pode ser temporária, que quando o paciente tiver em melhores condições para se alimentar sozinho ou após realizar tratamento com a fonoaudióloga a sonda é retirada facilmente.
   Alguns pacientes com problemas neurológicos necessitam manter uma complementação da alimentação pela sonda por tempo indeterminado.
   Na dúvida, procure sempre orientação de uma nutricionista especializada em nutrição enteral ou um médico nutrólogo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário