sábado, 15 de outubro de 2011

TIPOS DE DIETAS - PARTE 1

  Primeiramente, devemos repensar o conceito de dieta. A maioria das pessoas a vê como algo temporário para busca de um determinado objetivo. Dieta são os hábitos alimentares individuais, que podem ser saudáveis ou não. Dieta é a forma como nos alimentamos diariamente.
   Pensando numa dieta equilibrada para se manter dentro do peso saudável, as pessoas devem manter uma boa distribuição dos macronutrientes ao longo do dia. As necessidades calóricas dependem do sexo, idade, atividades desenvolvidas ao longo do dia, metabolismo individual, entre outros fatores, mas dentro das calorias necessárias existem porcentagens a serem respeitadas - e quando isso não acontece, pode ocorrer o ganho ou perda de peso.
   Os macronutrientes devem assim serem divididos:
  • Gordura total: 20% da energia, dentre elas - poliinsaturadas: 1/3; monoinsaturadas 1/3 e saturadas 1/3;
  • Colesterol: < 100 mg/1000 cal
  • Carboidratos: 55-60% da energia;
  • Proteína: 12 - 13% da energia;
  • Fibra: 30g/dia;
  • Sal: 5g/dia;
  • Açucar simples: < 10% da energia
   Agora, quando precisamos alcançar um determinado objetivo, devemos avaliar a atual dieta do paciente para propormos as modificações, visando atingir o objetivo e, o mais importante, mante-lo.
   Para o emagrecimento, temos diversas dietas, algumas nutricionalmente corretas e consistentes com bons hábitos alimentares. Outras se apresentam como dietas milagrosas que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas,  "as dietas da moda", que passam a ser feitas pela população devido à promoção da mídia.Na maioria das vezes não colaboram para reeducação alimentar, prejudicam a vida social do indivíduo, causam perda de líquidos e massa muscular, restringem muito a alimentação - podendo causar hipoglicemias, tonturas, fraquezas.
   A seguir, resumirei as diferentes abordagens das dietas que podem ser utilizadas para tratar o excesso de peso.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário