quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) / Pressão Alta - Parte 1

   A Hipertensão ou Pressão Alta é diagnosticada quando a pressão arterial ultrapassa o valor de 140/90 (popular 14/9). Uma simples medida não serve para este diagnóstico, portanto são necessárias 2 medidas com valores alterados em momentos distintos. Indivíduos que apresentam  a pressão na faixa 130/90 ou 140/90 são considerados pré-hipertensos, pois 50% deles desenvolverão HAS dentro de 4 anos.
   O início da HAS ocorre entre os 25 e 55 anos, sendo incomum antes dos 20 anos.   95% dos casos de HAS não apresentam uma causa identificada. Na maioria das vezes ocorre uma combinação complexa de múltiplos fatores genéticos e ambientais.
   Algumas condições podem elevar a pressão, como OBESIDADE, INGESTÃO EXCESSIVA DE SAL, USO ABUSIVO DE ÁLCOOL, TABAGISMO, USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS.
   Assim como a DM, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas, embora dor de cabeça, distúrbio visual e náuseas possam ocorrer.
   A HAS não controlada causa danos aos órgãos, podenso ocorrer doença cardíaca (principal causa de morte nos pacientes com HAS), doença cerebral (isquemia, demência vascular), doença renal (insuficiência renal, podendo necessitar de hemodiálise) e dissecção de aorta (ruptura).
   Após ser confirmado o diagnóstico, exames básicos como de sangue, urina e eletrocardiograma são necessários para avaliar se já existe algum dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário