sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

HAS - Parte 2

   Após ser confirmado o diagnóstico, feitos os exames básicos, inicia-se o tratamento. Esse tratamento é composto de mudanças dos hábitos de vida e medicações. Os pacientes que possuem pré-hipertensão são tratados apenas com as mudanças comportamentais.
   O primeiro passo é uma dieta restrita em sal, rica em potássio e magnésio, seguida de atividade física aeróbica monitorada. No caso dos pré-hipertensos ou na hipertensão leve, pode-se tentar este tratamento por 3 meses e reavaliar. Caso não haja melhora, inicia-se a medicação.
   As medicações para controle da pressão são muitas, divididas em várias classes conforme agem no organismo, algumas são diuréticas, outras não. Elas podem ter duração de 8 a 24h, podem agir em 30 min ou mais. A decisão depende do grau de HAS e da resposta do paciente a tal medicação. Por isso é importante manter a verificação da pressão mesmo após iniciar o remédio, para poder detectar alterações que não estão controladas com a medicação.
   É importante o paciente se conscientizar que os 2 tratamentos andam de mãos dadas: medicação e mudança de hábitos. E que ambos devem ser seguidos por toda a vida, pois a HAS não tem cura, apenas conseguimos controla-la com tais medidas e, caso ocorra desistência, ela volta a subir e a causar danos no nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário