segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Exercício físico e Diabete

   Há evidências demonstrando que a prática de EF, quando bem orientados, e uma dieta balanceada trazem benefícios para as pessoas em geral e para indivíduos com DM1, conseqüentemente, passam a melhorar a sua qualidade de vida.
   Segundo a Associação de Diabetes Americana (ADA), deve ser evitada a realização de exercícios físicos quando a glicemia estiver maior que 250mg/dl e com cetose presente, e acima de 300mg/dl mesmo sem a presença de cetose. A glicemia deve ser monitorada antes e depois dos exercícios, e possuir um carboidrato sempre junto caso ocorra hipoglicemia. Exercícios de altas intensidades requerem a utilização de carboidrato adicional durante o exercício - de 1.0-1.5g/kg do peso corporal por hora.
   A hipoglicemia ocorre com uma freqüência maior em portadores de DM1, essa incidência pode ser até dez vezes maiores quando comparada com a DM2. Para diminuir essas ocorrências precisa-se ajustar a dose de insulina e a ingesta alimentar antes da prática de exercícios físicos.
   Apesar das limitações nos estudos existentes nesta área, devemos estimular a prática de exercícios físicos resistidos, supervisionados por uma equipe multidisciplinar visto que, a força muscular é considerada um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde ( PRADO; DANTAS, 2002) .

Fabiane Brauner – Graduada em Educação Física pela UFRGS.
Personal Trainer e proprietária do Up Life estúdio de Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário