segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Diabete Mellitus Tipo 1 (DM1)

A DM1 atinge pricipalmente crianças em idade escolar ou adolescentes. Ela acontece pela destruição das células do Pâncreas responsáveis pela produção da insulina, chamadas células B. Por isso a pessoa com DM1 não possui insulina, o hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células. Com isso, a glicose se acumula na corrente sanguínea, causando os principais sintomas: sede intensa, aumento da frequencia urinária, fraqueza, perda de peso, incontinência urinária à noite, vômitos, desidratação...
Para o diagnóstico é necessário exames de sangue (glicemia de jejum e teste de tolerância à glicose) e o tratamento inclui dieta sem açúcar, restrição de carboidratos ( daí a importância de aprender a contagem de carboidratos) e reposição de insulina.
A insulina utilizada é feita em laboratório, semelhante à produzida pelo nosso organismo. Basicamente, existem 4 tipos, conforme seu início de ação e duração:  ultra-rápida, rápida, intermediária e longa duração.

2 comentários:

  1. É muito importante este tipo de esclarecimento, para as pessoas pararem de confudir o diabetes tipo 1 com o diabetes tipo 2.

    ResponderExcluir
  2. Pois infelizmente a maioria dos pacientes desconhece sua doença. Se houvesse maior informação teríamos menos complicações e mais adesão ao tratamento. Este é um dos objetivos do blog: INFORMAÇÃO!

    ResponderExcluir