Pois ontem, na Rádio Band AM 640 - Programa Manhã Bandeirantes - conversei com o João Garcia sobre um estudo recente que tenta calcular o risco de obesidade infantil na criança recém nascida ( http://oglobo.globo.com/saude/equacao-preve-obesidade-infantil-durante-gravidez-6869653 ) .
Um levantamento, citado por ele durante a entrevista, feito pela Secretaria de Educação da capital gaúcha mostra que o crescimento da Obesidade Infantil nas escolas municipais foi de 3% nos últimos cinco. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro no ranking de Obesidade Infantil e Adulta!
Destaquei na conversa que devemos nos atentar para frases como "que criança linda...bem gordinha!" ou " Ele é bem fortinho...". Esse comportamento demonstra o pensamento de anos atrás, onde criança gorda era criança saudável! Hoje, pesquisas mostram que criança gorda é um adolescente infeliz e um adulto doente...o "gordinho, fortinho, fofinho" é doença, e se chama OBESIDADE!
Bom, a verdade é que atualmente não precisamos de fórmulas para prever a Obesidade Infantil....já sabemos que uma criança nascida de ambos os pais obesos tem 80% de chance de ser obesa (contra apenas 10% de quem não possui nenhum dos pais obesos). O meio que esta criança foi gerada, conhecido como "útero metabólico" ou "programing" também é um fator preditor de doenças futuras....mães que ganham mais de 12 kg na gestação, que expõem seus bebês a altas doses de glicose, que desenvolvem Diabetes Gestacional ou Pré-eclâmpsia (aumento da Pressão durante a gestação) estão "programando" seus filhos para serem adultos obesos, diabéticos, hipertensos...
Obviamente uma das perguntas do João foi "como diminuir estes índices alarmantes" ??? Prevenindo...a prevenção da Obesidade Infantil inicia na mulher jovem, antes dela engravidar! A mulher que está acima do peso e pensa em gestar deve procurar auxílio no mínimo 1 ano antes, para melhorar seus hábitos, perder peso e evitar de expor esta futura criança a estes fatores.
A prevenção também está no tratamento da família...casais obesos devem se ajudar e buscar melhora da qualidade de vida juntos antes de pensarem em ter filhos...e depois de te-los, passar bons hábitos para eles....
A criança copia o exemplo dos pais. Não adianta dizer pro filho comer salada se ele não vê o pai (seu herói!) comer...não adianta ter bolacha recheada no armário da cozinha e oferecer uma fruta.
Outra pergunta excelente do João - "mas dieta não é caro?" Vamos pensar juntos....quem tem criança em casa precisa fazer lanches, tipo um bolo, correto? Que tal trocar a farinha branca pela integral? São centavos de diferença....não ficaria gostoso com uma maçã picada e canela em pó? Quanto custa UMA maçã? e UM saquinho de canela em pó??? E se formos na feira do final-de-semana, quanto gastamos em frutas e verduras? Não sai mais barato que uma lasanha congelada? E o peixe, anda mais barato que a carne vermelha!!! Bom, acho que essa desculpa não temos, dieta saudável não é cara, você pode, inclusive, economizar!!!
Vamos refletir em tudo isso, para prevenir que nossas crianças sejam adolescentes doentes, pois da forma que está não chegarão na fase adulta sem estarem usando medicamentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário