domingo, 16 de dezembro de 2012

Matéria para Revista da PUCRS de dezembro!


O jornalista, Guilherme Barcellos, me enviou alguns tópicos para uma matéria que ele estava escrevendo...

# Quando sentimos fome ,quais reaçõe desencadeiam em nosso corpo? É possível sentirmos fome de alimentos específicos?  

   A Fome pode ser estimulada através dos sentidos e por reações de certas substâncias no nosso organismo.
Podemos sentir fome por sentir o cheiro agradável de um alimento ou por enxergar um prato bonito. Podemos estimular a fome pela salivação, como por exemplo, mascar chiclete.
Nosso estômago e intestino produzem substâncias/ hormônios que enviam mensagens ao  nosso cérebro, produzindo a sensação de fome, principalmente quando o estômago está vazio. Se não fornecemos alimento, podemos sentir tremores, náuseas, dor de cabeça, fraqueza, barulhos/borborinhos no estômago e até dores estomacais.
A fome é algo fisiológico, que ocorre com todos nós. Agora, a vontade de comer certos alimentos deve ser diferenciada de fome. Muitas pessoas não entendem que existe esta diferença ou não conseguem detectar esta diferença. A fome ( e seus sintomas) costuma passar quando estamos saciados, estes mesmos órgãos (estômago e intestino) enviam outros hormônios para informar o cérebro que já nos alimentamos. A vontade independe da fome ou da secreção destes hormônios gastrointestinais, além de não produzir sintomas físicos.
Algumas pessoas têm uma vontade tão grande que não conseguem controlar, ficam saciadas, mas mesmo assim comem em excesso, para tentar diminuir sintomas psicológicos.

- Quantos dias um ser humano adulto consegue suportar sem se alimentar? Quais nutrientes são essenciais para manter apenas a "sobrevivência"?

Nosso organismo é capaz de manter nossas funções por até 7 dias de jejum. Se não fornecemos energia na forma de alimento, ele é capaz de produzir esta energia através dos nossos estoques de gordura. Após 7 dias, estes estoques se esgotam, o organismo fica sobrecarregado, e podemos ter a falência de órgãos e sistemas, evoluindo para morte.
Todos os nutrientes são essenciais para nossa sobrevivência, pois cada um tem uma função específica no nosso organismo. Os macronutrientes (carboidratos,  gorduras e as proteínas)  servem de substrato para produção de energia. Os micronutrientes  (vitaminas e minerais)são importantes para a manutenção das células.
A água é fundamental para absorção destes nutrientes e transporte deles no organismo, para lubrificar certos órgãos como as membranas dos pulmões, do coração e articulações.
Poderíamos sobreviver por um período de tempo com um determinado nutriente, mas a carência de outros certamente desenvolveria doenças que culminariam com a morte.
  
- Quais fatores influenciam a quantidade de horas de sono necessárias para o descanso de uma pessoa?

Fatores como o estresse, a ansiedade e quadros depressivos são os principais responsáveis pelas alterações do sono. O sono costuma ser a primeira alteração de sintomas psicológicos por ser mais sensível às mudanças da rotina.
Alguns fatores não psicológicos também podem dificultar o sono, como o consumo de cafeína após as 17h, consumo de bebidas alcóolicas, excesso de alimentação com intervalo inferior a 2h antes de deitar e prática de exercícios intensos.
Alguns pacientes também apresentam distúrbios como apnéia do sono (principalmente obesos) e roncos, tendo “microdespertares” durante a noite e apresentando cansaço e sonolência durante o dia.

- Com relação à qualidade do sono, o que precisa ser trabalhado para que uma pessoa consiga ter noites de sono "plenas"?

O primeiro item é tentar identificar a causa do distúrbio de sono e trata-la. Precisamos avaliar a necessidade do uso de medicações para tratamento da insônia, lembrando que a insônia é um sintoma de alguma doença, como explicado anteriormente.
Ansiedade, depressão e estresse talvez precisem, além de medicação, de psicoterapia.
Pelos fatores comportamentais, podemos restringir o uso de álcool e cafeína (coca-cola, café preto, chá preto/verde/branco, energéticos, chocolate) após as 17h, fazer refeições até as 20h (após este horário apenas lanches mais leves), praticar atividade física pela manhã ou até as 19h (para evitar o excesso de adrenalina).
Pacientes com apnéia do sono devem perder peso e talvez necessitem uso de máquinas que auxiliam a respiração à noite. Aqueles que roncam devem realizar avaliação com otorrino e tratar a causa do ronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário