sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Entrevista de julho - Terra Beleza e Saúde - 1

Esta foram algumas perguntas da entrevista pro Site do Terra...como nem todas são publicadas, resolvi coloca-las no blog, pois muitas também são feitas pelos pacientes em consultório...e nada como divulgar o conhecimento! Semana que vem faço um post com as outras.

1)A maioria das mulheres tem uma listinha dos alimentos básicos que fazem bem para o cabelo e pele principalmente. Mas os profissionais sempre dizem que as pessoas são o que elas comem. É verdade?
Hipócrates há cerca de 2500 anos atrás já pregava isso em uma de suas célebres frases que dizia: "faça do alimento o seu  medicamento". Uma boa alimentação previne doenças e auxilia no combate de doenças e distúrbios da saúde.

2)Para sair do básico, que tipo de alimento há de mais "diferente" (aqueles que ninguém dá valor) para cuidar da beleza?
Métodos analíticos modernos já identificaram mais de 10.000 constituintes ativos provenientes da dieta humana, por isso o importante não é consumir alimentos “diferentes”, mas sim consumir variedade de alimentos, seja para beleza ou prevenção de doenças crônicas. Essa variedade deve percorrer todos os grupos de macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

3)Algumas verdades e mitos também vivem se espalhando, mas raramente sabemos exatamente em que podemos acreditar. É verdade, por exemplo, que o pepino é bom contra a celulite?
Sempre existe um fundo de verdade nas crenças populares, e de tempos em tempos surge um “novo alimento” com alguma propriedade “milagrosa”. O que devemos ter em mente é que todo alimento tem uma função benéfica no nosso organismo. O pepino, por exemplo, é rico em água. A hidratação de uma forma geral ajuda no combate à celulite, logo alimentos ricos em água como pepino, alface, melão, melancia hidratam o corpo.

 4)É verdade que os radicais livres danificam as células do nosso corpo?
Quando uma quantidade de reações oxidativas ultrapassa a capacidade de defesa anti-oxidante do nosso organismo ocorre o chamado estresse oxidativo, que pode causar danos em moléculas importantes como o DNA, proteínas e lipídeos de membranas celulares. Radicais livres são substâncias extremamente instáveis e de vida muito curta, que iniciam reações  em cascata, reagem rapidamente com diversos compostos do nosso organismo e podem atacar alvos celulares. De fato, evidências científicas indicam que o estresse oxidativo causado por radicais livres é importante na origem de muitas doenças e no envelhecimento.

5)Para que os grãos integrais são bons?
Os integrais, também chamados de carboidratos complexos, são benéficos na prevenção de várias doenças. Eles podem retardar o esvaziamento do estômago, melhorando a digestão e aumentando a saciedade. Com isso, permite a absorção mais lenta de certos nutrientes, como a glicose e o colesterol, contribuindo para o controle do Diabetes e Dislipidemia. Seu efeito no intestino melhora o bolo fecal, prevenindo e tratando a constipação. Estimula a proliferação das bactérias boas (microbiota intestinal – bifidobactérias e lactobacilos), que auxiliam na absorção do cálcio e previnem certos tipos de câncer intestinal.
6)O açaí faz bem?
O açaí é rico em polifenóis e vitaminas, como todos os compostos ricos em polifenóis, ajudam a diminuir o estresse oxidativo, prevenindo doenças relacionadas a ele.
7)Quais os benefícios do chá verde?
Também rico em polifenóis, possui o benefício desta classe de nutrientes como agente anti-oxidante.
8)Qual é o melhor alimento para a pele? Qual é o melhor alimento para o cabelo? Qual é o melhor alimento para as unhas?
Pele e anexos necessitam de proteína para serem saudáveis. A proteína está diretamente relacionada com a função formadora de tecidos, sendo utilizada na formação do colágeno. As fontes proteicas importantes na dieta são carne, ovos, soja, leite e derivados.
Algumas pessoas possuem deficiência de micronutrientes devido a ingestão insuficiente de frutas e vegetais. Essa deficiência pode acarretar alterações no cabelo (anemia por deficiência de ferro com queda capilar), unhas (deficiência de zinco, vitamina A), dermatite (complexo B).
Não existe um único alimento bom e capaz de melhorar uma patologia específica. Todos os alimentos, principalmente as frutas, vegetais e proteínas, são benéficos e ajudam na beleza da pele e anexos.

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário