sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Terra Saúde e Beleza - 2

Continuando a entrevista e compartilhando dúvidas comuns...


1)É verdade que a melancia e o abacaxi ajudam no combate contra a gordura localizada?
Como já dito, nenhum alimento isolado funciona para uma patologia específica. O importante é o conjunto da alimentação. De nada adianta comer melancia e abacaxi diariamente se não houver diversidade da alimentação, prática de atividade física e restrição de certos alimentos maléficos, como gorduras trans.

2)Vegetais de folhas verde-escuras ajudam a combater os lábios rachados?
Aqui temos que ter cuidado, pois pode haver confusão. Alterações na região da boca, como a glossite, está presente na deficiência de certos micronutrientes, como riboflavina, biotina e ácido fólico – todos encontrados em ovos, leites e derivados.
Vegetais verde-escuros são ricos em carotenoides, precursores da vitamina A, que atua na manutenção da pele e das mucosas, participa do processo de visão, crescimento e reprodução.
Ressecamento e descamação labial podem  decorrer de fatores ambientais, como frio extremo (regiões do sul do país), falta de umidade do ambiente (regiões do centro-sul do país), calor intenso e queimadura solar...para melhor diagnóstico deve-se realizar avaliação com médico dermatologista.

3)Frutos do mar ajudam a pele a parar de descamar?
Frutos do mar são ricos em nutrientes essenciais como zinco, selênio e vitaminas do complexo B, além de serem ricos em proteínas. Portanto, sãos importantes no contexto de uma alimentação balanceada. A causa da dermatite (descamação da pele) deve ser investigada por um médico especialista (dermatologista ou nutrólogo).

4)O abacate ajuda a manter a barriga lisinha?
O abacate é rico em  vitaminas A e B, Ferro, magnésio e  ácido oleico. Atua como adjuvante na prevenção de várias doenças, mas atribuir à ele (ou qualquer outro alimento, como atualmente em moda o óleo de côco) a manutenção do peso, emagrecimento ou diminuição da gordura localizada é impossível frente aos atuais estudos científicos.

5)Qual alimento aumenta a imunidade?
Estudos atuais evidenciam que uma alimentação rica em frutas e vegetais, com no mínimo 5 porções ao dia, contribuem para manutenção do estado saudável. Inclua frutas como laranja, limão, acerola, folhas vegetais cruas, brócolis e repolho.

6)Existe algum alimento bom para os dentes?
Dentes estão relacionados com o metabolismo do Cálcio e vitamina D, envolvidos na formação óssea. Sabemos que nossa massa óssea tem um pico máximo até os 25 anos, a partir desta idade mantemos ela e ao chegar no climatério/ menopausa iniciamos sua perda. Para preservação tanto de dentes saudáveis quanto prevenção da osteoporose é importante mantermos a ingestão mínima de cálcio no decorrer da vida, o que se consegue com 3 porções de leite e/ou derivados por dia.

7)Qual alimento ativa o metabolismo celular e por que isso é bom?
Nenhum alimento é capaz de ativar o metabolismo se estamos em repouso! Para termos os benefícios de alguns alimentos chamados de “aceleradores do metabolismo” temos que colocar o corpo em movimento. Ingerir um chá verde, pimenta, gengibre  é válido 30 min antes de atividade física.

8)Vegetais e frutas roxas são considerados anti-idade?
A cor roxa informa a presença de polifenóis, poderosos anti-oxidantes. Como já explicado, quanto mais radical livre e menos agentes anti-oxidantes no organismo, maior o dano celular e envelhecimento. Mais uma vez, a diversidade da alimentação colabora na manutenção da saúde, por isso quanto mais colorida a refeição, melhor!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário