sexta-feira, 20 de abril de 2012

Polifenóis da Dieta

   A família dos polifenóis é ampla e inclui flavonóides, flavonas, flavononas, isoflavonas, catequinas, antocianinas e protoantocianidinas presentes em plantas, frutas e vegetais de todo o mundo, onde agem como antioxidantes, protegendo as mesmas de danos causados por bactérias, fungos e radiação ultravioleta.
   Grupos específicos de alimentos são frequentemente fontes de uma ou mais subclasses desses polifenóis e seus efeitos na saúde dependem da quantidade consumida e de sua biodisponibilidade. Aqui podemos citar desde os alimentos mais conhecidos como : CHÁ VERDE/BRANCO/AMARELO (Camamellia Simensis L.) com suas catequinas , a UVA  com resveratrol e quercetina, a SOJA com as isoflavonas, CACAU com as protocianidinas, até os menos comentados como : laranja, limão, maçã, damasco, beringela, repolho roxo, alho-poró, brócolis, cebola...todos contendo polifenóis.
   Atualmente, podemos dizer que o polifenol mais estudado tem sido o Resveratrol, sua relação com a doença cardiovascular, tipos de cânceres, atividade anti-inflamatória, anti-oxidante, neuroprotetora....vários estudos apontam seus benefícios, mas a ciência ainda não conseguiu responder algumas perguntas: Qual a dose recomendada? A ingestão de grandes quantidades traz riscos? O consumo pode ser em cápsulas ou deve ser "in natura"?
   Por tudo isso, o ideal é consumir um pouco diariamente, como parte de uma alimentação balanceada, na forma de chá verde antes das refeições; chocolate 70% (maior quantidade de cacau) 25g 3x/sem;1 cálice de 200 ml de vinho ou suco de uva/d; 3 porções de frutas variadas e 2 porções de verduras/legumes variados por dia....isto sim, já foi comprovado, tem ação protetora contra doenças, contribuindo para longevidade....
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário