quinta-feira, 5 de abril de 2012

Hidratação - parte 2

5- A água pode auxiliar no processo de emagrecimento? Como?
Todo nutriente, quando bem empregado, pode auxiliar no emagrecimento e manutenção do peso perdido. A água, como já citado, é parte fundamental na absorção e transporte de nutrientes.
 Além disto, algumas pessoas não reconhecem o estímulo da sede, interpretando como fome, e ingerindo alimentos sólidos ao invés de água. Aumentando a ingestão de água, impede-se que esta sensação mal interpretada ocorra, diminuindo a vontade de comer nestes indivíduos.
6- Um corpo bem hidratado, em geral, apresenta uma pele macia e elástica. Por que o consumo de líquidos pode influenciar questões estéticas?
Pelo melhor transporte e absorção dos nutrientes, pela melhora da flora intestinal e processo de digestão (uma flora alterada e constipação contribuem para alterações na pele).

7- O consumo de água deve mudar conforme a idade?
Com o envelhecimento, há um declínio na sensação de sede, e a água deve ser sempre ofertada e consumida mesmo sem a sede. Na verdade, quando ocorre sensação de sede, independente da idade, já está instalada uma leve desidratação. O ideal seria nunca precisarmos sentir sede para ingerir água.
O consumo de água deve ser orientado conforme as doenças do paciente também. Pacientes idosos correm o risco de reter muito líquido, caso tenham problemas cardíacos, e encharcarem os pulmões.
8- Muitas pessoas bebem refrigerantes quando têm sede. Eles podem ser um substituto?
Os sais e minerais encontrados na água nenhuma outra bebida oferece. O refrigerante além de água, contém açúcar ou adoçante, quantidade de sódio superior ao encontrado na água, além de conservantes. Ele não hidrata, pelo contrário, por aumentar essas concentrações de açúcar e sódio no nosso organismo, estimula ainda mais o centro da sede, podendo contribuir para desidratação.
9 -Alimentos com altas doses de água, como o leite e algumas frutas, podem complementar/substituir o consumo de água? Poderia citar alguns alimentos que ajudam a hidratar? E os que têm efeito contrário?
A  recomendação de ingestão de água é baseada nas perdas diárias mínimas de 1,5l/dia, considerando que se perca mais, o consumo de alimentos  sólidos que  hidratam responderiam por parte deste total perdido.
Alimentos que ajudam a hidratar: água de côco, abacaxi, melancia, melão, morango, pêssego, alface, repolho, espinafre, pepino, tomate.
Alimentos que podem contribuir para desidratação: alimentos ricos em sódio, que contenham açúcar e/ ou cafeína.
10- A água gaseificada tem algum benefício adicional?
Ela possui as mesmas propriedades da água sem gás, não é acrescida de mais sódio, conservantes ou calorias, apenas de gás, e este gás não aumenta chances de nehuma patologia, é uma questão de preferência.
11- O consumo de água com gás em excesso pode trazer problemas para o organismo, como a irritação da mucosa do estômago?
Apenas em pessoas mais susceptíveis ou que já possuam alguma doença no estômago, assim estas pessoas sentem mal-estar com toda bebida gaseificada.
12- E quanto à água tônica? Existe alguma restrição em seu consumo?
Ela é considerada um refrigerante, assim como as “águas” das marcas Aquarius e H2O, são diferentes da água gaseificada, pois todas são acrescidas de açúcar (portanto tem calorias) ou adoçantes, sódio, conservantes e acidulantes. Não substituem o consumo de água, podendo inclusive, como já dito, aumentar a sede. Devem ser evitadas de uma maneira geral, trocadas por sucos de frutas naturais (preferencialmente das frutas que hidratam) ou a própria água com gás com um pedaço de limão ou laranja dentro para saborizar.

Espero ter contribuído para tirar as dúvidas mais frequentes. Parte desta entrevista encontra-se na Revista Panvel de março/abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário