segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Castanhas - um punhado de muita saúde!


As castanhas fazem parte de um grupo denominado OLEAGINOSAS.  Elas possuem as "gorduras boas" chamadas de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos. O ideal seria comer no máximo 30g/dia para não aumentar muito o consumo de calorias da dieta. Além deste benefícios, elas também contém substâncias que combatem os radicais livres, como selênio e vitamina E, não esquecendo dos minerais como fósforo, magnézio e zinco.
Agora cuidado: a indústria costuma acrescentar sal a esses produtos vendidos como aperitivos, por isso cuide o rótulo ao compra-los.
As castanhas podem ser usadas de várias formas: um mix para beliscar como lanche, no preparo da massa de pão ou bolo picadas, no café da manhã misturada com cereais, salpicar na salada,...

# Castanha-do-pará: 1 unidade = 35 calorias - essa pequena porção já supera a recomendação diária de selênio.
# Nozes: 2 unidades = 65,4 cal - boa fonte de magnésio, e entre todas é a que mais fornece a gordura poliinsaturada
# Amêndoas: 6 unidades = 41 cal- apresentam quantidades consideráveis de vitamina E
# Castanha de caju: 3 unidades = 43 cal - é a campeã das gorduras monoinsaturadas, sem falar do fósforo e potássio.
# Outros: Amendoim - procurar produtos com o selo de qualidade ABICAB, pois pode conter substâncias tóxicas, como a aflotoxina. Bastante calórico (10 g = 58 kcal)
                 Avelã - rica em Õmega-9
                 Pistache - carrega pitadas de vitamina B6 e cálcio, e é bastante calórico também (10g - 57 cal)

Que tal acrescentar um kit que ofereça proteção ao coração, combate ao envelhecimento e ainda ajude a controlar a fome? Coloque um punhado na sua vida!


Um comentário: