domingo, 18 de setembro de 2011

Antioxidantes, vitaminas e dietas

   Há evidências científicas que mostram que a dieta rica em frutas e vegetais pode proteger contra uma séria de donças. Entre os principais mecanismos de ação dos vegetais e frutas na prevenção e tratamento de doenças podemos citar atividade antioxidante, estimulação do sistema imune, diminuição do colesterol e pressão arterial, atividade antibacteriana e antiviral.
   Apesar do crescente uso de suplementos vitamínicos, auxiliado pela noção geral e equivocada de que vitaminas são substâncias inofensivas, mesmo em altas doses, não há evidências científicas consistentes que possam embasar a prescrição de algumas vitaminas tanto na prevenção quanto no tratamento de certas doenças.
   As dietas ocidentais apresentam um padrão caracterizado pelo excesso de açúcares simples, gorduras e álcool, além de serem deficientes em nutrientes essenciais como zinco, selênio, vitaminas antioxidantes E, C, A e vitaminas do complexo B, provocando desequilíbrios em função imune, infecções crônicas, obesidade, aterosclerose, alergias e câncer.
   Em contraponto às dietas ocidentais, temos a Dieta Mediterrânea, com caracte´risticas comuns entre alguns diferentes países, como a presneça de antioxidantes em uma boa quantidade, maior consumo de frutas e vegetais, castanhas e cereais, azeite e azeitonas, menos leite e mais queijo, mais peixes e menos carnes vermelhas e quantidade moderada de vinho. Este padrão alimentar significa oferta de vitaminas antioxidantes (C, E), selênio, glutationa, ácidos graxos essenciais, fibras, substâncias antioxidantes como o resveratrol do vinho e os polifenóis do azeite de oliva.
   Em adultos que se alimentam com no mínimo 5 porções de frutas e vegetais durante o dia pode haver menor risco de infarto em 31% dos casos,  em 80% de Diabetes Melitus e em alguns tipos de câncer, como o de mama, estômago, pulmão e intestino, também há diminuição do risco.
   Até o presente momento, fica a recomendação de uma dieta rica e variada, proporcionando o maior consumo de antioxidantes na sua forma natural, como frutas e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário