domingo, 3 de julho de 2011

Cirurgia Bariátrica - Introdução

   A Cirurgia da Obesidade, como é conhecida a Cirurgia Bariátrica, é indicada aos pacientes obesos grau 3 (IMC >40) ou obesos grau 2 (IMC > 35) com doenças relacionadas à obesidade, como DM2, HAS, dislipidemia. O candidato à cirurgia deve ter um histórico comprovado de acompanhamento médico e nutricional com tentativa de perda de peso há pelo menos 2 anos e passar por várias avaliações. Estas avaliações incluem: nutricional (para verificar carências de nutrientes e maus hábitos alimentares), psicológica (detectar depressão, abuso de álcool ou drogas, psicose - que contra - indicam a cirurgia), cardiológica, endocrinológica (compensar diabetes ou doenças da tireóide), ginecológica (excluir gravidez); além de exames específicos como endoscopia digestiva, eletrocardiograma, RX de tórax, etc.
   O paciente deve ter plena conciência que seu acompanhamento pós-cirurgia deve ser para toda vida, com apoio e compreensão familiar também, isso porque riscos de complicações, desnutrição e deficiência de nutrientes podem ocorrer ao longo dos anos.
   O risco de morte da cirurgia é relativamente baixo, em torno de 1%, mas o índice de efeitos adversos é de 20%, com vômitos, náuseas, dores abdominais, entre outros.
   Dependendo do procedimento realizado, espera-se uma determinada perda de peso e um cuidado específico.
   No próximo post falarei dos tipos de procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário