domingo, 31 de julho de 2011

Alimentação e Qualidade de Vida

Nos preocupamos com a nossa qualidade de vida?
   Devemos compreender que viver com qualidade é saber manter o equilíbrio no dia-a-dia, entre as pressões internas e externas, tornando-se mais consciente de si. O equilíbrio buscado deve ser tanto físico quanto psicológico, cultural e econômico. 
   Não há dúvida de que este equilíbrio interfere na saúde, que está intimamente ligada à dieta e aos hábitos alimentares. Maus hábitos influenciam nossa saúde, reduzem a vitalidade e a energia.
   Para mudar hábitos, deve-se deixar de lado as inúmeras desculpas. Não é fácil mudar costumes herdados e guardados na nossa memória; entretanto é necessária a conscientização e a ação para incorporar, diariamente, novos hábitos alimentares e de vida!
   A principal desculpa dos tempos modernos é a falta de tempo! Nessa eterna luta contra o tempo que não queremos perder, desgatamos nossas relações interpessoais e a alimentação fica em último plano, recorrendo a lanches, salgados e refrigerantes. Comer rapidamente não permite que a mastigação seja feita corretamente, maior quantidade de ar é deglutido e juntos, prejudicam a digestão e absorção dos nutrientes.
   O tempo deve ser organizado de modo que se possa fazer uma alimentação equilibrada em qualidade e quantidade, mesmo na forma de lanches:
# Prefira lanches naturais sem gordura - assados, sem queijos gordurosos (cheddar, catupiry) ou maionese;
#Para beber, prefira sucos naturais, vitaminas ou iogurtes;
#Barras de cereais sem adição de chocolate são opções fáceis de carregar
   Além disso, caminhe mais nas suas atividades diárias, pegue o ônibus na próxima parada, estacione o carro mais longe, troque o elevador pela escada...a mudança de hábitos na busca de melhor qualidade de vida começa de forma lenta e nas pequenas coisas, basta querer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário