terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Entrevista cedida a DNA - assessoria de imprensa da CliniOnco pelo dia Mundial da Alimentação hoje, 16/10.

1)       Quais as conseqüências de uma dieta hipercalórica, alto consumo de gorduras e de carboidratos?
   A dieta atual ocidental baseada nestes componentes acarreta principalmente o acúmulo de gordura corporal, consequentemente leva à obesidade, que se caracteriza como uma doença crônica que predispõe à outras doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, tipos de neoplasias, entre outras complicações.

2)       Fala-se muito no consumo de frutas e verduras pelo potencial antioxidante e “antiangiogênico”. Do ponto de vista da prevenção do câncer, o que não deve faltar no prato na sua avaliação?
   Estudos atuais mostram que uma dieta prudente colabora com a prevenção do câncer. Esta dieta é baseada principalmente no consumo de frutas e verduras (mínimo de 5 porções/dia), fibras, baixo consumo de gordura saturada e carboidrato simples (açúcar e farináceos), maior comsumo de oleaginosas (castanhas) e peixes.

3)       Que outras doenças podem ter seu desenvolvimento favorecido pelo desequilíbrio energético do organismo?
   Devemos lembrar das carências de micronutrientes, como vitaminas e minerais presentes nas frutas e verduras, ocasionando anemia, doenças neurológicas, alteração na imunidade. Também o aparecimento das doenças crônicas relacionadas ao consumo excessivo de sal (hipertensão), açúcar (diabetes), gorduras (dislipidemia) e suas consequências como Infarto, Isquemia cerebral e insuficiência renal.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

" Peneirinha Gillete"

Matéria sobre o que as crianças podem comer antes de jogar futebol.
Foi para o blog do Peneirinha Gillette, em agosto, um projeto que envolve peneiras para meninos no RS e SC, patrocinado pela P&G e Grupo RBS.
1 – Caso o atleta sinta fome, quais são os alimentos ideais para comer antes do jogo?
Os carboidratos são mais indicados para comer antes de um jogo ou competição, eles fornecem a energia necessária para um bom desempenho. Exemplo de carboidratos simples são os farináceos brancos – bolo, pão, massa. Os carboidratos complexos são os integrais – pão integral, arroz integral, barra de cereal, granola.

2 – Até quantas horas ele pode comer? Existe um horário certo para comer, com o objetivo de prevenir que ele se sinta indisposto no jogo?
O atleta pode comer até 30 min antes do treino ou jogo, só depende do que ele vai ingerir. Até 2h antes pode fazer uma refeição, como café da manhã, almoço ou janta, idealmente com todos os nutrientes – proteína (carne, ovo, leite e derivados), carboidrato (arroz, massa, aipim, pães), grãos/cereais (feijão, lentilha, granola), frutas e verduras. Até 30 min antes um lanche rápido de fácil digestão, como frutas, barra de cereal, suco natural, bolacha integral.

3 – Quais alimentos ele deve evitar antes dos jogos?
Alimentos mais pesados, de difícil digestão, como no caso de proteína e gordura (leite, iogurte, carne).

4 – Depois de jogar, se ele sentir, fome, existe um alimento ideal?
Depois do jogo ele deve repor a energia gasta, também com carboidratos e proteínas, de sua preferência e sem causar desconforto. Caso o treino ou jogo dure mais de 2h, recomenda-se também repor carboidratos  e minerais durante este treino, na forma de isotônicos.