quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Promessas de Ano Novo

"A partir do início do próximo ano, do início mesmo, de primeiro de janeiro em diante, sairei do sedentarismo; praticarei atividade física com regularidade, como jamais fiz até então em minha vida.
Cuidarei melhor da minha alimentação. Comerei apenas comida com pouco sal, livre de gorduras prejudiciais ao organismo, repleta de fibras, vitaminas e sais minerais e de fácil digestão, enfim, mudarei meus hábitos para melhor..."
Quantas vezes prometemos isso? Por quantos anos estamos postergando estas mudanças?
O que mais tenho escutado, ultimamente, no consultório é: "agora com as férias ficará mais fácil entrar na linha...fazer a dieta...praticar atividade física..." e me pergunto: "depois das férias?" Férias  são por 10-15-30 dias no ano, e o resto?
Temos que nos conscientizar que a mudança deve ser perene, duradoura, para os 365 dias do ano, para todos os anos de nossas vidas...e isso implica em sacrifícios, em luta, em realmente querer e decidir mudar, porque as doenças (e sejam elas obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, desnutrição...) não escolhem qual época do ano e qual ano vão aparecer e mudar sua vida...elas simplesmente aparecem e aí, por obrigação, temos que mudar a vida....algo que poderia ter sido evitado se tivéssemos realizado nossa promessa de ano novo....
Um professor meu dizia: " quem não tem tempo agora para cuidar da sua saúde (praticar atividade física, ter bons hábitos alimentares) terá que arranjar tempo mais tarde para cuidar de suas doenças"
Neste final de ano, vale a pena refletir...e tomar uma atitude!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Seu peso e o Final do Ano

Escrevo este post devido às dúvidas dos pacientes nestas festas de Natal, Ano Novo, confraternizações de empresas, amigos secretos...como manter o peso e a alimentação saudável?
Primeiramente, temos que nos conscientizar que Confraternizações não foram feitas para comermos...como o próprio nome já diz, é para confraternizar! A nossa pressão do dia-a-dia, o marketing da indústria alimentícia, os hábitos da vida moderna nos levam a pedir comidas prontas, comprar salgadinhos, tortas, doces com a intenção de servir bem a quem gostamos, quando deveríamos nos preocupar em expressar nossa admiração, carinho, respeito não através do alimento - que serve para nutrir nosso corpo - mas através dos gestos de abraço, carinho, beijo...então, antes de ir à uma festa, lembre-se de expressar seus sentimentos através de boas atitudes, e não comendo tudo que lhe oferecem...
Em segundo lugar, escolha o que pretende comer. Procure se informar do cardápio antes da festa e planeje sua alimentação baseado na dieta que está seguindo. Se não tiver escapatória e o cardápio é um rodízio de pizza, se esforce para comer o mínimo necessário para te satisfazer. Hoje em dia os rodízios já oferecem buffet de salada, priorize ele! Lembre-se, comer em excesso causa mal-estar físico e psicológico (dores abdominais, náuseas, desânimo, sensação de impotência ou culpa), não deixando de ser uma auto-agressão ao seu corpo, que necessita de nutrientes para sobreviver, não de excesso de comida para estocar como se fôssemos passar por longos anos de jejum...
Quanto às bebidas, escolha as menos calóricas. Prefira água ou suco natural, em último caso, refrigerante light. Se for brindar, limite-se realmente ao mínimo para o brinde, evite excessos, que além do ganho de peso podem causar náuseas, dor de cabeça, inchaços.
Por último, mas não menos importante, se exagerou, paciência, perdoe-se e siga em frente. Nada de compensar pulando refeições ou comendo só alface no dia seguinte...volte já na próxima refeição para sua dieta e compense na atividade física: caminhe 30 min a mais por dia, ande de bicicleta com a família nos parques, troque o elevador do seu prédio pelas escadas, desça 2 paradas antes da sua casa e vá a pé....enfim, mexa-se para gastar as calorias a mais que ingeriu...
Boas festas a todos!